Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Duas perguntas que mudaram uma vida

por Flávio Melo Ribeiro

Como psicólogo, gostaria de relatar uma experiência. Numa sexta-feira próxima ao Natal recebo um telefonema de uma mãe aflita por escutar de seu filho depressivo o desejo de tirar sua própria vida. Ele era meu paciente há pouco tempo, portanto, já estava a par dessa ideia suicida. No final da mesma tarde, recebi o meu paciente e seus familiares. Solicitei que apenas o paciente entrasse na sala, mesmo sabendo o quanto os demais queriam entrar para ajudar, mas tinha consciência da importância de ouvir dele o que estava ocorrendo. Após escutar seu relato e avaliar o risco dele tirar sua vida, sabia que não tinha muito tempo para intervir e alterar essa situação. Foi quando lhe fiz duas perguntas que mudaram o rumo dos seus pensamentos.

Primeira pergunta: você não está mais querendo viver, ou não quer mais viver a vida que está levando? Caso pudesse viver o que desejasse estaria disposto a continuar vivo? Percebi que ele mergulhou nos seus pensamentos e depois de um tempo respondeu que se pudesse viver o que ele queria, gostaria de continuar vivo. Sabia que essa resposta abriria uma brecha para mudar seu ponto de vista e imediatamente fiz a segunda pergunta: O que poderia fazer para conseguir viver o que queria? Pensativo me respondeu que não sabia. Mas nesse momento estava aberto o caminho para mudar o foco dos seus pensamentos, agora, para alternativas do que fazer. Antes seus pensamentos estavam estagnados na ideação suicida; agora, nas possibilidades de atividades.

Por meia hora refletimos sobre ações reais e possíveis que ele poderia fazer para alcançar o que queria. Em seguida, solicitei que seus familiares entrassem na sala. Os olhares se voltaram para mim, esperando o que iria dizer, mas em vez disso, passei a palavra ao paciente. Ainda cabisbaixo, falou que precisava de ajuda para aprender a viver. Com lágrimas escorrendo por seu rosto, sua mãe se levantou e o abraçou longamente.

Sabia que o problema não estava resolvido, precisava um longo tempo para construir um novo rumo de vida, mas o primeiro passo estava dado. Espero que esse relato possa ajudar mais pessoas que estão passando por isso ou que acompanham pessoas nessa situação.

 

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

 

 

 

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Coluna] Superando rompimentos amorosos

[Coluna] No jardim das borboletas

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).