Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Gostar de si para gostar do outro

por Flávio Melo Ribeiro

Gostar de si para gostar do outro, esta é uma regra básica nos relacionamentos amorosos. Gostar de si significa a pessoa conseguir se olhar à distância e se ver como um indivíduo no mundo, vivendo situações, relacionando-se com os outros e por fim, aprovar o que viu. Ao fazer isso a pessoa desenvolve amadurecimento e combate a carência. É importante para não exigir que o outro supra sua carência, algo que nunca será possível, pois não interessa o que o outro faça, diante de um carente, toda ação não será suficiente.

Hoje em dia é comum as pessoas reclamarem de solidão, de não conseguirem achar a pessoa certa, da maioria não levar os relacionamentos amorosos a sério, mas muitas vezes é a própria pessoa que não está preparada para um. Sente-se tão só que espera que ao iniciar um relacionamento que este já se torne sério e que dure por muito tempo, ou mesmo para sempre. Esse tipo de pensamento tende a criar diversos comportamentos que na visão do outro mais afastam do que aproximam.

Gostar de si não está ligado à beleza, mas à segurança ontológica, quer dizer segurança de si. Saber o que quer, como quer, ter um projeto definido, saber lidar com as adversidades do mundo, ultrapassar os desafios. A pessoa equilibrada emocionalmente e segura de si passa um carisma tão grande que é difícil alguém não gostar. Se a natureza não lhe foi benéfica quanto à beleza, as atrações virão por outros predicados. Mas se a pessoa é insegura e não gosta de si, pode ser linda, mas acaba ficando sem graça diante de quem a observa.

Procure diariamente se observar, perceber o que as pessoas gostam em ti. O carisma é da pessoa, mas são os outros que elegem a pessoa como carismática. A beleza é constitutiva da pessoa, mas são os outros que a elegem bela. Então preste atenção no que os outros falam a teu respeito, o que elas acham bonito, o que elas curtem na tua personalidade e invista nisso. Procure melhorar o que já é bom, faça disso um diferencial aos olhos do outro, deixando de focar nos seus defeitos, sentindo-se assim mais seguro.

 

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

 

 

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao seu alcance] Duas perguntas que mudaram uma vida

[Psicologia ao seu alcance] Superando rompimentos amorosos

[Psicologia ao seu alcance] No jardim das borboletas

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).