Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Corais de Petrópolis se apresentam gratuitamente no Theatro Dom Pedro

Dando continuidade às apresentações dos corais no Festival de Inverno da Dell’Arte, o Coral Municipal de Petrópolis se apresenta no Theatro Dom Pedro, nesta sexta-feira (17), às 19h. Já no sábado (18) é a vez das Meninas Cantoras de Petrópolis, às 20h. As apresentações serão gratuitas, porém, pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.

Fundado pelo maestro Ernani Aguiar em 1976, o Coral Municipal de Petrópolis chegou a 39 anos de existência como um ícone cultural da cidade. Durante 11 anos seu regente foi o maestro Gilberto Bittencourt. Desde 2001, o posto passou a ser assumido pelo regente Paulo Afonso dos Santos Filho, sob a direção e coordenação da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

O coro executa obras importantes do repertório de música colonial brasileira em diversas primeiras audições. Destaca-se pela parceria com reconhecidos compositores, entre eles, César Guerra-Peixe, Guilherme Bauer, Ricardo Tacuchian e importantes orquestras nacionais.

Responsável por estreias de peças famosas no Brasil, como a “Missa Coralis”, de Lizst, e a “Missa para Coro e Órgão”, de Brahms, o Coral Municipal executou outras apresentações emblemáticas, entre elas, a “Missa da Coroação”, de Mozart, por ocasião da comemoração dos 10 anos de sua fundação.

Já o Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis, fundado pelo maestro Marco Aurélio Xavier, completa 39 anos de criação. Foi o primeiro grupo no Brasil formado exclusivamente por meninas e ficou conhecido como os célebres “Sapatinhos de Verniz”. Em seu currículo encontramos a gravação de 12 discos solo e outros 23 ao lado de importantes nomes da MPB, como: Roberto Carlos, Fafá de Belém, Sandy e Júnior, Hebe Camargo, Xuxa, Angélica, Gilberto Gil, Chitãozinho e Xororó, Fábio Júnior, Ivan Lins e Simone.

Sua maneira inovadora de interpretações musicais fez do grupo uma fonte de inspiração para a criação de outros similares. Participou de grandes espetáculos ao ar livre, entre eles, os monumentais concertos do “Projeto Aquarius”. Figuram no CD “In My Life”, do maestro inglês George Martin, considerado o “Quinto Beatle”, interpretando “Ticket to Ride”.

Em sua trajetória, o coral vem recebendo as mais expressivas honras artísticas, dentre eles, quatro diplomas concedidos por universidades estrangeiras.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).