Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Festival de Inverno da Dell’Arte termina neste fim de semana

O Festival de Inverno da Dell’Arte chega ao fim neste fim de semana, mas não sem antes levar uma programação diversificada para os últimos dias. Neste sábado (18), às 11h, o Museu Imperial recebe a mesa redonda “O Funk Brasileiro e a Música Clássica”, às 11h. Já à noite, às 18h, a soprano Angelica de la Riva e o pianista Orlando Alonso vão proporcionar uma noite cubana na série “Concerto à Luz de Velas”, também no Museu.

No momento, versões do funk substituído por acordes mais leves ao som do clássico estão sendo apresentadas por DJs e profissionais da música erudita e parece que está agradando o público. Mas será que esta mistura está mesmo dando certo? Para um debate sobre o assunto, o músico Claudio Dauelsberg e a pesquisadora Gabriela Miranda vão coordenar a mesa-redonda sobre “O Funk Brasileiro e a Música Clássica”, no cine teatro do Museu Imperial com entrada franca.

Já o concerto intitulado “Noche em La Habana ” homenageia a música e a cultura cubana com obras dos mais representativos compositores cubanos. O programa inclui peças de Gonzalo Roig, de Ernesto Lecuona e Jorge Ankerman. Xavier Montsalvatge apesar de ser Catalão, também está no repertório por ter passado grande parte de sua vida em Cuba.

O ingresso para o concerto “Noche em La Habana ” custa R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). A compra poderá ser feita na bilheteria do Museu Imperial. Para a mesa-redonda “O Funk e a Música Clássica”, a entrada é franca.

Em Nogueira, no Espaço de Arte Miguel Salles o artista plástico Luiz Aquila inaugura a mostra “Coral de Pintura”, que também vai contar com a apresentação dos músicos Mariano D’Almeida e Samanta Dias (voz), André Mendes (piano), Felipe Depoli (contrabaixo) e Coquinho Batera (baterista), em repertório que celebra os 100 anos de Frank Sinatra. Também fazem parte do programa interpretação de canções que falam de cor e pintura, acompanhando a temática da mostra, entre elas, Blue Skies, Blue Moon, Over the Rainbow, e The Moon was Yellow. A entrada é franca.

luiz aquilaA exposição “Coral de Pintura” reúne sete grandes telas de Luiz Aquila. Elas começaram a ser trabalhadas como uma obra aberta para uma instalação no MAM de São Paulo em 2013. Agora, acrescentando mais pintura e aplicação de outros materiais como papel e borracha, as obras vão estar expostas ao público em Petrópolis até o dia 2 de agosto.

No último dia de Festival acontece a Oficina de Brinquedos Recicláveis, ministrada pela artista plástica e psicóloga Rane Bessa, que vai ser realizada neste domingo (19), a partir das 15h, na Praça dos Expedicionários. A oficina é gratuita.

Criando e brincando ao mesmo tempo, os participantes vão ter a oportunidade de vivenciar um encontro lúdico, exercitando a imaginação e a coordenação motora. Na ocasião, a questão do brinquedo na era industrial também vai ser abordada com a criançada. Cartolina, garrafa descartável e rolo de papel toalha são alguns dos materiais que serão utilizados para a produção de brinquedos recicláveis.

 Já às 17h, no Theatro Dom Pedro será apresentado o show “Passinho Brazil – o espetáculo”, da Cia de Dança Passinho Brazil, dirigido por Henrique Talmah. A entrada é franca.

O espetáculo mostra o surgimento da dança do passinho (uma mistura carioca de funk, break, samba, frevo e forró) e as consequências do movimento entre os jovens nas ruas, bailes e internet. A história conta a vida de um grupo de amigos que vive em uma comunidade. Eles possuem variados gostos pela dança formados por capoeiristas, passistas, dançarinos de frevo e do movimento hip hop. Com a troca cultural dos diferentes tipos de dança acaba nascendo o “passinho”, mostrando a diversidade e a criatividade do carioca.

Para todos os eventos, pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).