Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

Exemplar do “Le Petit Journal” é doado ao Museu Imperial

(clique na foto para ampliá-la)

Acompanhando o envolvimento do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Paris em favor da aquisição do Retrato de d. Pedro II arrematado durante leilão na Casa Collin du Boccage, em Paris, o Ministro-Conselheiro da Embaixada, Achilles Emilio Zaluar Neto, resolveu doar um exemplar do suplemento ilustrado do “Petit Journal”, de 26 de dezembro de 1891.

O exemplar registra as exéquias*, com honras de Chefe de Estado, do imperador d. Pedro II. Como se sabes, a decisão do presidente francês Sadi Carnot de prestar homenagem ao imperador falecido, oferecendo-lhe uma cerimônia com honras de chefe de Estado, desagradou o Governo brasileiro que, em protesto, não enviou representante. O correspondente do jornal Daily Telegraph escreveu que havia tanta gente nos funerais de d. Pedro II quanto nos de Victor Hugo.

Por se tratar de uma doação particular, o Ministro Zaluar pediu que seu nome fosse assim grafado:  Achilles Zaluar, diplomata brasileiro servindo na França.

*exéquias são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos encontram-se ritos relacionados com os defuntos e com os que choram a morte de algum familiar. (Fonte: Dicionário Informal)

Mais em:

Museu Imperial arremata retrato inédito do imperador d. Pedro II

Diário de viagem de William Collett é doado ao Museu Imperial

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).