Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Falta de vontade e depressão

por Flávio Melo Ribeiro

É muito comum os meus pacientes depressivos reclamarem da falta de vontade para tudo. E mais comum ainda me relatarem o quanto são orientados pelos parentes e amigos para terem vontade para fazer as atividades. Entendo a boa vontade nesses conselhos, mas é totalmente ineficaz. Quem convive com alguém depressivo entende muito bem o que estou dizendo. E por que não dá resultado? Porque o que mais caracteriza a depressão é a falta de futuro! Na depressão profunda o depressivo não vê futuro e, consequentemente, nada na sua vida tem sentido. Portanto, sem futuro não há vontade.

Na realidade, a vontade é anunciadora do que já escolhemos, por exemplo: primeiro provamos um sorvete, num outro dia surge a vontade de comê-lo novamente. Assim como também não sentimos saudade de quem nem sabemos que existe, pois primeiro conhecemos a pessoa, depois sentimos vontade de reencontrá-la. Inicialmente escolhemos diante de um futuro possível ou mesmo imaginário, depois a vontade anuncia a nós e aos outros nossa escolha. O que o depressivo precisa readquirir é um pouco de futuro.

Se você quer ajudar um depressivo, procure organizar sua vida presente, pois esta já implica um futuro imediato. A primeira coisa a ser feita é ajudá-lo nas atividades que o desdobramento das mesmas implicam a sua presença e intervenção. Claro que essas atividades precisam ser fáceis e ao alcance do que ele possa desenvolver, visto que já se encontra frágil e muitas vezes pessimista diante das suas ações.

Ajudá-lo a dar o primeiro passo é a fase mais difícil. Uma vez construindo um pequeno cenário de vida, a vontade começa a ressurgir. Porém, o mais difícil é conter a ansiedade de quem está acompanhando o depressivo, pois este quer resolver logo e muitas vezes apressa o que deve vir devagar, mas com base. Algo que ajuda é psicoterapia em grupo, quando os demais componentes apoiam as iniciativas, mesmos as que parecem muito pequenas para quem está de fora do problema.

 

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao seu alcance] Gostar de si para gostar do outro

[Psicologia ao seu alcance] Duas perguntas que mudaram uma vida

[Psicologia ao seu alcance] Superando rompimentos amorosos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).