Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Política

Vereadora alerta sobre casos de envenenamento de cães

O envenenamento de um cão na Rua Casemiro de Abreu, no Centro, na última semana, reacendeu os debates sobre a utilização de veneno para combater a infestação de ratos em Petrópolis. No início de junho, moradores do bairro Vila Felipe denunciaram a morte repentina de seus animais de estimação. Segundo eles, o motivo das mortes seria o veneno colocado na única lixeira que atende a população local.

Reconhecida defensora da causa animal, a vereadora Gilda Beatriz denunciou dias antes das mortes, estar recebendo inúmeras denúncias e pedidos de providências do governo municipal com relação à proliferação de ratos.

“Na ocasião, alertei o governo para a necessidade de ampliação do serviço de controle de zoonoses que conta com apenas oito agentes, número insuficiente para cobrir todo o município. É preciso convocar imediatamente os profissionais aprovados no último concurso. Os casos de envenenamento estão se tornando comuns e isso não podemos admitir. O veneno pode ser confundido com comida pelos animais. Todo este problema está acontecendo porque a Prefeitura não vem cumprindo o seu papel no serviço de controle de zoonoses, muito menos a empresa Locar, que recebe mais de R$3 milhões por mês para recolher o lixo. Petrópolis está cada vez mais suja. Esta questão precisa ser levada a sério e tratada como um caso de saúde pública” explica.

As baixas temperaturas da estação estimulam pequenos roedores, principalmente os camundongos, a invadirem casas e empresas à procura de locais quentes e com boa oferta de alimentos. “É o estopim para que a população comece a utilizar raticidas em suas casas e lixeiras próximas. Precisamos ficar atentos aos sinais de envenenamento dos animais, como: vômito, diarreia, tremor muscular, sangramento e manchas pelo corpo. Nesses casos, é muito importante procurar um veterinário imediatamente”, completa a vereadora.

Os ratos são transmissores de doenças como a leptospirose, entre outras, mas também causam danos a estruturas e a materiais industrializados, como fios e cabos.

Em casos de controle de ratos, os moradores devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária no telefone (24) 2291-2797.

Um Comentário

  1. boa noite

    Concordo plenamente na preocupaçao com o envenenamento dos animais , mas a vereadora deveria também se preocupar na mesma proporção em relação aos seres humanos .. só vejo ela falar em animais , animais , mas quem colocou ela na posição de vereadora não foi os animais ou é porque os animais não reclamam.

    vamos cuidar dos cachorros , gatos , mas os seres humanos onde fica ……

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).