Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Obras no acesso ao Trono de Fátima já começaram

As obras no acesso ao Trono de Fátima começaram no início deste mês. O  pacote de intervenções visa melhorar a acessibilidade na principal rua que leva ao espaço, pelo Valparaíso, e também a sinalização. O investimento, de pouco mais de R$ 400 mil, foi garantido por emenda parlamentar do deputado Hugo Leal, com contrapartida de R$ 66 mil do governo municipal.

Oitocentos metros de ruas de acesso ao espaço receberão novo asfalto e as vias terão a sinalização refeita, incluindo vaga destinada a pessoa com deficiência. Em relação à sinalização turística, serão instalados dois totens com informações sobre o monumento, com textos em português e inglês e também em braile – um próximo ao Trono de Fátima e outro próximo à Congregação Mariana. Estão previstas também outras placas viárias e turísticas.

Trono de FátimaSobre o Trono de Fátima

Idealizado pelo Frei João José – mentor do movimento Mariano em Petrópolis – o Trono de Fátima foi inaugurado em 1947 e está entre os mais bonitos atrativos turísticos da cidade. Localizado no ponto mais alto do bairro Valparaíso, oferece ao visitante uma visão panorâmica da Cidade Imperial. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa o Cristo Redentor.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco, sem veias e sem jaça, foi construída em um só bloco de 3,5 metros de altura. Assim, o conjunto, que é fixado sobre uma base com a mesma medida da estátua, atinge 7 metros, o que a torna ainda mais imponente.

Em um plano circular, Nossa Senhora é envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito do Santo. A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Panteão de Agripa, em Roma, mas seu acabamento obedece técnica mais moderna, de concreto com revestimento de vidro dourado.

Sob o monumento, uma cripta de 10 metros de diâmetro abriga a capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Santa. Neste dia, uma procissão sai do Teatro Mariano e segue até o trono, onde é celebrada a fé e a devoção a Nossa Senhora de Fátima. A procissão acontece sempre às 19h30, quando a data cai entre segunda e sábado, e às 17h30, se for domingo.

O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas: a Sala dos Milagres. Lá os fiéis depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para ter seus pedidos atendidos.

Mantido pela Congregação Mariana, o Trono de Fátima vem passando por várias melhorias. O interior da capela foi pintado e a sacristia restaurada. Os turistas que visitam o local também contam com uma lanchonete e uma loja de artesanato e produtos religiosos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).