Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Campanha “Por Mais Tempo” esclarece dúvidas na Praça Dom Pedro

Na última terça-feira (28) teve início a assinatura da petição online para que o Sistema Único de Saúde (SUS) garanta o acesso de mulheres com câncer de mama metastático aos modernos tratamentos que podem garantir mais tempo e melhor qualidade de vida para quem tem a doença. A iniciativa faz parte da campanha nacional Por Mais Tempo, que teve a adesão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) – com participação da Prefeitura e da sociedade civil – e da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Até esta sexta-feira (31) homens e mulheres também podem aderir à campanha e ainda esclarecer dúvidas com as equipes que estarão na Praça Dom Pedro, no Centro, das 10h às 16h. A petição também pode ser assinada pelo site www.pormaistempo.com.br.

Presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, ressaltou que a realização da campanha em Petrópolis mais uma vez coloca a cidade em destaque na luta pela prevenção (e combate) ao câncer de mama. “Hoje temos em Petrópolis uma estrutura que não vemos em outros municípios. Há vagas disponíveis para mamografias e os exames realizados são de extrema qualidade. Além disso, as mulheres que precisam de cirurgia de mama não enfrentam mais filas. Isso é fantástico. Sendo assim, temos que trabalhar cada vez mais para conscientizar as mulheres de que elas precisam fazer o autoexame e ir periodicamente ao médico. Não há porque ter medo. Se houver algum problema, o tratamento existe e está disponível”, orientou.

Dados do Inca

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de mama representa 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No mundo, a cada hora, seis novos casos são diagnosticados. Cerca de um quarto das mulheres diagnosticadas têm menos de 50 anos. Só no Brasil são esperados 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, segundo dados do instituto.

Especificamente sobre o câncer de mama metastático não há estatísticas que demonstrem a dimensão real da doença. Estima-se que cerca de 50% dos casos de câncer de mama sejam diagnosticados já em estágio metastático avançado (estágios 3 e 4) no SUS. Aproximadamente 30% dos casos evoluem para o estágio metastático. Câncer de mama metastático, estágio IV da doença, é a fase em que o tumor atingiu outros órgãos do corpo. Os mais frequentemente atingidos são ossos, pulmões, fígado e cérebro. Algumas mulheres já são diagnosticadas com câncer de mama metastático, no entanto, o mais comum é que a metástase ocorra meses ou anos após a paciente identificar e tratar o câncer de mama inicial.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).