Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Som e Cristal apresenta o concerto erudito “O Modernismo Brasileiro Cantado”

Neste sábado (1º), o Som e Cristal apresenta o músico Diego Forte, com o concerto erudito “O Modernismo Brasileiro Cantado”. No espetáculo, canções de compositores brasileiros pertencentes ao Período Nacionalista, época em que se preocuparam em criar uma identidade musical tipicamente nacional, rompendo com a influência europeia, muito presente até fins do século XIX. A entrada franca em todos os shows, que acontecem no Palácio de Cristal e começam sempre às 18h.

Essas peças criaram uma linha tênue entre a música de concerto e a música popular. Nesse novo estilo, houve uma utilização de temas folclóricos brasileiros, valorizando as etnias negra, branca e indígena na formação do Brasil, assim como no uso de elementos da natureza tais como biomas e animais típicos de nosso país.

“O Modernismo Brasileiro Cantado” apresentará alguns dos principais expoentes deste período, como Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Waldemar Henrique. Em todas as obras apresentadas no concerto, ficam evidentes os temas folclóricos e rítmicos nacionais, assim como a presença dos elementos da natureza, não apenas como pano de fundo, mas como protagonistas da narrativa.

No repertório, “Azulão” (Jayme Ovalle), “Dentro da noite” (Lorenzo Fernandez), “Ranchinho desfeito” (José Siqueira), “Modinha” e “Nhapôpé” (Heitor Villa-Lobos), “Acalanto” e “Leilão” (Hekel Tavares), “Lendas Amazônicas”, “Senhora dona Sancha” e “Pontos Rituais” (Waldemar Henrique).

Ainda este mês, muito blues e rock no Som e Cristal com “Dudu King e Convidados”. A apresentação será no dia 29 de agosto, às 18h. Nove espetáculos musicais de artistas petropolitanos foram selecionados este ano para apresentações gratuitas no Palácio de Cristal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).