Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Petrópolis recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

No próximo sábado (15), Petrópolis receberá a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro – Faeterj, localizada no Quitandinha. O evento está sendo organizado por um dos laboratórios da faculdade, o Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica – SIR Lab, e a competição ocorrerá das 8h às 19h. O evento é aberto ao público.

Criada em 2007 por pesquisadores da área de robótica de instituições como ITA, UFRN, UNESP, FEI e FURG, a OBR é uma olimpíada para estudantes do ensino fundamental e médio. A motivação para criação dessa Olimpíada surge com o início de uma competição internacional, a RoboCup Junior, iniciada em 2006. Em 2007 surge a OBR como uma competição de nível nacional para selecionar a equipe que irá representar o Brasil no mundial, e para disseminação dos estudos de robótica entre os estudantes do ensino fundamental e médio no país.

Neste ano a OBR atinge um recorde de 2533 equipes inscritas, que irão disputar campeonatos regionais, estaduais e por fim, o nacional em Uberlândia(MG). Na etapa estadual do Rio de Janeiro são 131 equipes inscritas, o dobro do ano passado, por isso a competição precisou ser dividida em três regionais: Volta Redonda, Macaé e Petrópolis. Dentre as regionais, Petrópolis possui o maior número de equipes, com 47 inscritas disputando a etapa regional, buscando uma vaga na estadual a ser realizada na PUC Rio, em 19 de setembro.

A organização da etapa regional em Petrópolis é presidida pela professora Lucimar Cunha, diretora da FAETERJ, e pelo doutor Eduardo Krempser, um dos coordenadores do SIRLab, laboratório que no ano passado conquistou o título de vice-campeão latino americano. Estudantes da FAETERJ que estão envolvidos com as competições universitárias de robótica também fazem parte da organização. O objetivo é fazer com que jovens que estão no ensino superior troquem ideias com os mais novos sobre suas experiências e desafios em competições.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).