Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cultura & Lazer

Coral dos Canarinhos completa 73 anos


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Foi no dia 15 de agosto de 1942 que Frei Leto, fundador do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, se apresentou pela primeira vez com um grupo de cerca de 50 cantores na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Nascia, na cidade, o coro de meninos mais famoso e tradicional do Brasil, que está completando 73 anos neste sábado. A data será marcada por um almoço na sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e um congresso, que trará para o município grupos vocais de diversos estados do país. 

O tradicional encontro de aniversário será realizado no domingo (16), na própria Instituição. O evento, que é aberto ao público, terá início às 12h30 e é promovido pela Comissão de Pais dos coralistas. Além de comemorar mais um ano de trabalho e conquistas, o almoço também vai arrecadar fundos para as viagens dos corais. Os ingressos antecipados, que podem ser adquiridos na secretaria do IMCP, custam R$ 20,00 na porta.

“Estamos muito felizes em poder comemorar mais um aniversário. Hoje, festejamos com todos aqueles que passaram pelo Coral dos Canarinhos de Petrópolis e também com toda a cidade, que possui um ícone do canto coral em sua história”, comemora o Maestro e Diretor Artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt.

O Coral dos Canarinhos tem ainda mais motivos para comemorar. Em outubro, Petrópolis receberá o XIV Congresso Regional dos Meninos Cantores. Entre os dias 15 e 18, cerca de 200 coralistas, de diversos estados do Brasil, estarão na cidade que, após oito anos, recebe mais uma vez um evento da Federação Nacional.

“Quanto mais conseguirmos promover eventos com corais brasileiros e internacionais, melhor. Vai ser ótimo comemorar o aniversário dos Canarinhos na presença dos nossos irmãos da música coral”, comenta o Maestro.

A primeira apresentação de Frei Leto deu início a uma trajetória de mais de sete décadas, repleta de conquistas e realizações. Durante este caminho, o Coral dos Canarinhos se consagrou como um dos melhores corais do Brasil, herdando a qualidade musical de grupos vocais alemães, e se transformando em orgulho para sua cidade de origem e para os mais de três mil jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo coro. 

Os Canarinhos colecionam milhares de apresentações nacionais e internacionais, além de uma ampla discografia, que conta com 18 CDs. Entre os momentos mais memoráveis, estão os três concertos realizados para o Papa João Paulo II, a participação na Rio + 20, no projeto Aquarius, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de apresentações ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica, que aconteceram no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Turnês pelo Brasil, Europa e viagens na América Latina também endossam o currículo de sucesso do Coral.


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).