Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Contratos de três empresas de ônibus terminam no final do mês

No dia 28 de agosto expiram os contratos das empresas Petro Ita, Cidade das Hortênsias e Cascatinha, que juntas operam 135 das 231 linhas urbanas em funcionamento na cidade. A poucos dias do prazo, o poder Executivo, a quem cabe a permissão, ainda não anunciou uma nova licitação. Uma prorrogação de contratos, se for o caso, também tem de ser justificada pela prefeitura.

Os contratos de permissão foram assinados com estas empresas em 2005, sem a realização de processo de licitação. As empresas Petro Ita, Cidade das Hortênsias e Viação Casacatinha foram as únicas a ficarem de fora do processo de intervenção, realizado pela prefeitura em 2010, em três das seis empresas que atuavam na cidade. Após a intervenção nas empresas Viação Esperança, Autobus e Petrópolis, um processo de licitação foi realizado e duas novas empresas (Turb e Cidade Real) assumiram os serviços. Os contratos de concessão, assinados em 2012, têm validade de 20 anos.

Juntas, as cinco empresas operam 231 linhas urbanas com uma frota de 360 veículos e rodam 2,5 milhões de quilômetros para transportar 5,5 milhões de passageiros por mês. “Temos percorrido todos os terminais de ônibus nas últimas semanas e conversado com os usuários, que reclamam da qualidade do transporte coletivo. Estamos cobrando que a prefeitura nos forneça cópias dos processos administrativos, termos, contratos e informações acerca de eventual prorrogação de seus termos pelo município ou pela CPTrans.  Queremos também que a prefeitura nos informe motivos, estudos e razões para prorrogar tais serviços, caso isto esteja previsto”, apontou o vereador Paulo Igor.

O presidente da Câmara cobrou da prefeitura  informações sobre os contratos, prazos e também sobre estudos que possam apontar pela prorrogação das permissões. “Essa cobrança feita publicamente também está sendo formalizada junto ao Executivo”, afirmou.

A empresa Petro Ita, que atende bairros da Zona Sul, além da região do Alto da Serra e Morin, é responsável por 83 linhas de ônibus. A Viação Cidade das Hortênsias, atende os bairros Cascatinha e Itamarati, além de localidades no entorno do Centro, como o bairro Floresta, e é responsável por 24 linhas. Já a viação Cascatinha, é responsável por 28 linhas que atendem bairros como Retiro, Quarteirão Brasileiro, Roseiral, Jardim Salvador, Carangola, entre outros na região.

Um Comentário

  1. No bairro sargento Boening a PetroIta está uma vergonha nacional,motorista fazem o que quer.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).