Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Esporte

Desafio Sesc de Corrida e Caminhada acontece neste domingo

Neste domingo (23), acontece o Desafio Sesc de Corrida e Caminhada, cuja etapa Nogueira terá largada no Sesc, às 8h30. Quinhentas pessoas sairão pelas ruas do bairro para percorrer os 5 quilômetros da prova, a exemplo do que aconteceu em Campos dos Goytacazes e Barra Mansa, que sediaram as duas primeiras etapas do circuito.

A iniciativa visa estimular a população a movimentar o corpo.  Recentemente o Ministério do Esporte divulgou um estudo inédito que aponta um dado alarmante sobre a prática de atividade física no Brasil: 45,9% da população brasileira é considerada sedentária. O estudo também apontou que as mulheres e os idosos são a maioria entre os entrevistados que declararam não realizar nenhum tipo de atividade física. A pesquisa está servindo de estímulo para a campanha MOVE Brasil – movimento nacional de combate ao sedentarismo capitaneado pelo Sesc – realizar ações que ajudem a mudar essa realidade.

A aposentada Maria Borges Pereira, de São João de Meriti, é uma das 288 mulheres inscritas – 57,6% do total. Aos 85 anos, ela também compõe o contingente de 138 pessoas com 60 anos ou mais que vão encarar o desafio. O número equivale a mais de um quarto dos participantes. Com o vigor de quem pratica regularmente caminhada, natação, ginástica e aulas de dança, dona Maria se diz tranquila para o desafio, que realizará caminhando.

“Estou acostumada a fazer muitas atividades, a passear, a viajar. Eu não paro em casa. Só vou para casa para dormir”, afirma ela.

Além de Maria Borges Pereira, há outras três octogenárias entre os inscritos. Outros 32 estão na faixa dos 70-79 anos. Os com 60-69 somam 102 dos inscritos. Em meio a atletas de ponta, que neste domingo correrão em busca de um lugar no pódio, eles representam aquilo que o Sesc Rio deseja que se torne cada vez mais comum, independentemente do ranking final.

“Com as provas do Desafio Sesc de Corrida e Caminhada, queremos deixar como legado às comunidades a aquisição de hábitos saudáveis através da prática da atividade física voltados para uma vida com mais qualidade”, afirma Fernando Borba, gerente de Esporte e Recreação do Sesc Rio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).