Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Coordenadoria de Bem-Estar Animal já atendeu mais de 400 denúncias em um ano e dois meses

Em visita à Coordenadoria de Bem-Estar Animal, o vereador Thiago Damaceno conheceu as instalações do órgão e, acompanhado da chefe da coordenadoria, Rosana Portugal, e do veterinário Fábio Parreira, visitou o Curral de Apreensão de Animais de Grande Porte, em Itaipava.

Desde quando o curral entrou em operação, em julho, a Coordenadoria apreendeu 28 animais de grande porte – em um total de 42 animais abandonados ou em situação de maus tratos desde janeiro deste ano. O equipamento está registrado no Núcleo de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, e conta com dez baias. Quatro delas estão destinadas para a quarentena. Cinco piquetes, que contam com bebedouro e comedouro, também podem ser utilizados pelos cavalos, com maior comodidade, após a realização de exames e a medicação necessária. Além disso, o centro conta com suporte para receber ovinos, caprinos e suínos.

O Curral de Apreensão de Animais de Grande Porte conta, ainda, com um sistema de compostagem ambientalmente responsável, almoxarifado, cozinha, banheiro e alojamento para os guardas municipais que cuidam do local. As condições dos animais e de trabalho foram consideradas boas pelo parlamentar. “Fico surpreendido positivamente pelo nível de profissionalismo de toda equipe, pelo cuidado com os animais e pela estrutura do curral. É satisfatório ver que, pela primeira vez, o governo municipal está tratando da questão da proteção animal com a importância que ela merece”, destacou.

Em parceria com a clínica veterinária Horse Center, a equipe da Coordenadoria de Bem-Estar Animal realiza exames, que são finalizados em dez minutos, em todos os animais, imediatamente após serem recolhidos. Os resultados saem em até 48 horas, como explica o veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, Fábio Parreira. “Sempre é possível fazer ajustes, mas a estrutura do espaço e o funcionamento suprem as necessidades”, afirmou o médico, que trabalhou como voluntário do Núcleo de Bem-Estar Animal (e, posteriormente, da Coordenadoria) até dezembro de 2014, quando foi efetivado. “Quando conheci esse trabalho, a situação era bem diferente. Os animais ficavam mais de três anos sem fazer exames e não havia baias. Começamos esse projeto e, hoje, estou satisfeito com os resultados”, destacou.

Os animais de grande porte abandonados que não se enquadram nas características de maus tratos podem ser retirados pelos donos em um prazo de até 15 dias. Após esta data, eles são colocados à disposição para adoção. Os interessados devem levar documento de identidade, comprovante de residência, guia de trânsito animal e o número da propriedade no registro do Núcleo de Defesa Agropecuária e Sanidade Animal do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, deve ser assinado um termo de responsabilidade com os quesitos da guarda responsável. O proprietário que quer reaver o seu animal precisa ainda apresentar documento de arrecadação municipal comprovando o pagamento das taxas referentes à apreensão, estadia e multas.

O trabalho da Coordenadoria, no entanto, não se restringe aos animais de grande porte. Desde que foi criada, há um ano e dois meses, foram efetuadas 438 denúncias, das quais 404 já foram atendidas. Os profissionais da autarquia têm o controle informatizado de todas as ocorrências e vistorias realizadas. O sistema é uma ferramenta importante de trabalho, gerando dados que auxiliam no trabalho de prevenção. De um ano pra cá, 70,5% das denúncias são por conta de maus tratos; 5,3% reclamam de confinamento e de animais de grande porte soltos nas ruas, enquanto 4% questionam irregularidades.

“Assim que recebemos as denúncias, agendamos as vistorias – que procuramos setorizar por região, para otimizar o trabalho”, ressalta a Coordenadora de Bem-Estar Animal, Rosana Portugal, informando que, em média, são realizadas dez vistorias por dia. “Nosso trabalho procura ser mais no sentido de orientar e educar do que o de punir”, afirmou, destacando que, no entanto, em caso de reincidência, a penalização é a única alternativa possível. Além da fiscalização, já foram realizadas 14 feiras de adoção e duas edições do projeto Protetor Mirim, com foco na educação das crianças.

Outro tema tratado durante a reunião foi a questão das vitórias que fazem o passeio turístico de charretes no Centro Histórico. A coordenadora explicou que o órgão dá suporte para os animais e para os proprietários. “Fazemos uma fiscalização constante desta questão. Suspendemos por 15 dias os animais que estão com problemas, e passamos toda a medicação necessária para que ele se recupere”, afirmou Rosana Portugal, explicando que não é função da coordenadoria suspender ou continuar o serviço.

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia à Coordenadoria, através do telefone (24) 2246-9140, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h. O anonimato é garantido. O ideal, no caso de denúncia, é que o cidadão apresente a localização, com ponto de referência, o tipo de irregularidade que está sendo praticada, e especificar de qual animal se trata.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).