Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Diretor da ANTT esteve em Petrópolis para falar sobre o reajuste do pedágio e circulação de vans

Durante reunião realizada nesta última sexta-feira (4) na sede de OAB-Petrópolis, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, reconheceu a necessidade do estudo de revisão da tarifa de pedágio da BR-040, reajustada no último mês. Bastos esteve reunido com entidades representativas da sociedade civil a convite do deputado federal Hugo Leal e garantiu que irá rever a resolução 4777/15 que autoriza a circulação interestadual das vans, e que notificará a Concessão Rodoviária Rio-Juiz de Fora (Concer), para recuperar a pavimentação da atual subida da Serra de Petrópolis.

Em relação ao pedágio, Jorge Bastos apontou a necessidade de revisão do contrato de concessão para uma possível redução do valor atual cobrado. Em agosto, a tarifa básica passou de R$ 9 para R$ 11,20, um aumento de 24,44%, causando prejuízos aos usuários e à economia da cidade. “Temos quer ser transparentes, claros, sempre. Hoje, o que podemos fazer é estudar, até o final do ano, alguns benefícios para conseguir a redução da tarifa. Não podemos anunciar agora se vai baixar ou não. Dependemos de aportes, dentro da concessão, para poder reduzir a tarifa”, afirmou. Bastos falou ainda da possibilidade de revisão contratual com outra alternativa para reduzir o preço do pedágio.

Sobre as vans, ele afirmou que “a portaria realmente não saiu a contendo de todos. Atendendo o pedido do deputado federal Hugo Leal, vamos reabrir a consulta pública com a finalidade de melhorar a portaria, de forma que atenda a todos”. A portaria liberou o trânsito limite de 540 quilômetros, considerado insuficiente pelos profissionais.

O encontro também foi uma oportunidade dos representantes das entidades cobrarem diretamente à ANTT suas reivindicações. “Se o pedágio é para a manutenção da estrada, socorro de reboque, segurança, eu acho que estamos sendo penalizados. O pedágio aumentou e não temos boa viabilidade para os veículos”, apontou o presidente da OAB-Petrópolis, Antonio Machado.

O presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, questionou o aumento do pedágio, cujo índice foi muito além do da inflação registrado no período. “Eu espero que, como ele se comprometeu em rever isso, ache, o mais rápido possível uma solução, já que este aumento impacta diretamente a questão do comércio e do turismo em nossa cidade”.

Hugo Leal se mostrou satisfeito com a reunião. “A presença do diretor da ANTT em Petrópolis demonstra que a agência está aberto ao diálogo e reforça o pedido feito administrativamente para a revisão do reajuste. É bom deixar claro que também estamos discutindo este reajuste junto ao Tribunal de Contas da União e ainda existe a discussão judicial com ação movida pelo Ministério Público que discute as questões da obra da Nova Subida da Serra”, disse.

Estiveram presentes ainda na reunião Jorge Lisboa, representante dos caminhoneiros da Serra; Cláudia Pires, da Associação da Rua Teresa; Ricardo Palermo, da Associação dos Condutores de Vans; Robson Cardinelli, secretário de Planejamento de Petrópolis; Camila Thess, do PC&VB; Laerte Calil, ex-prefeito de Areal; Gil Leal, ex-prefeito de Paraíba do Sul, entre outras lideres.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).