Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Confira as exposições em cartaz nos espaços culturais de Petrópolis

O mês de setembro está cheio de exposições promovidas Fundação de Cultura e Turismo, em seus espaços culturais. Fotografia, artesanato, trabalhos em madeira, aço, troncos queimados, raízes de árvores, cascas e até mesmo obras que serão avaliadas e premiadas por um júri estão em destaque na programação. Confira as datas, horários e reserve um espaço na agenda para visitá-las:

Centro de Cultura Raul de Leoni

Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h às 17h. Entrada franca e classificação livre.

Em exibição na Galeria Aloísio Magalhães até 26/09, exceto aos domingos, o “V Salão de Artes Visuais ABD & Petrópolis” é uma ação artística e cultural, desenvolvida pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, com o propósito de difundir a arte, sendo ela do passado ou atual, provocando um diálogo entre as mesmas, expondo simultaneamente várias modalidades, técnicas e segmentos e contribuindo para a formação de um público apreciador das mais variadas formas de expressão através da arte. Este salão conta com um corpo de jurados onde as obras são avaliadas e premiadas.

“A leveza do aço em pot-pourri” é a exposição em cartaz na Galeria Van Dijk, com trabalhos em madeira e aço da artista plástica autodidata Daniela Vitta, que também é advogada e escreve sobre política para jornais. Seus quadros em dobraduras, lâminas e composições geométricas apresentam o aço com leveza e sutileza que encantam e surpreendem. Em 2016 a artista vai expor sua arte na Fundação de Cultura da Justiça Federal do Rio de Janeiro (CCJF).

Dilherman Rosa
Dilherman Rosa

A Galeria Djanira recebe ArtCloser – ArtInLight”, duas séries de trabalhos fotográficos do artista Dilherman Rosa que utiliza a fotografia para dar enfoque especial em áreas específicas de suas pinturas, destacando-as e mostrando que cada parte, seja ela pequena ou grande de uma tela, pode ter riquezas incríveis em termos de formas, cores, tons, movimentos e luzes. O artista promove um mergulho fotográfico profundo em suas telas e amplia o horizonte de sua arte.

Essas duas últimas exposições podem ser visitadas até o dia 27/09.

Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa

Rua Capitão José Leal, s/nº – Pedro do Rio

Visitação: de 03 a 30/09, segunda a sábado, das 9h às 18h. Entrada franca e classificação livre.

O Projeto Recriarte apresenta mais uma “Exposição de Artesanato” com o tema Arte Sustentável, que traz peças únicas feitas com material reciclado. Para quem quiser aprender, o projeto realiza oficina de artesanato ministrada pela Prof.ª Hercília as segundas e quartas, a partir das 17h30.

 

Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio

Estrada União Indústria, s/nº – Posse

Visitação: de 14/09 a 02/10, segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca e classificação livre.

A mostra “Faces ocultas”, da artista plástica holandesa Johanna Damme, apresenta peças singulares feitas com cascas da folhagem de coqueiros, onde ela pinta rostos, flores, pássaros e personagens da mitologia, lendas e histórias de fada, e faz colagens com bijuterias quebradas, conchas, pedras de rio e semipreciosas, corda, areia e outros materiais.

Centro Cultural Estação Nogueira

Av. Leopoldina, 317 – Nogueira

Visitação: de 17/09 a 18/10, segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 9h às 13h. Entrada franca e classificação livre.

“Madeira e Árvore” é o título dessa exposição que agrupa 20 trabalhos feitos com troncos queimados e raízes de árvores oriundas de supressões autorizadas, queimadas e quedas naturais. O propósito do artista Agostinho Gonçalves, nome artístico Augustus, é mostrar que sustentabilidade e arte constituem uma tendência da contemporaneidade. Ele se inspira nos trabalhos dos artistas Frans Krajcberg e Hugo França para transformar resíduos florestais em peças únicas. As peças expostas são de acervo próprio não estando à venda.

O artista, que é analista ambiental e há 10 anos trabalha com resíduos florestais, vai participar de um papo interativo no dia 22 de setembro com alunos da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha, do bairro Nogueira, e alunos do Colégio Anglicano de Araras, abordando as relações entre madeira e árvore, sua distinção, características anatômicas e o seu sistema fisiológico.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).