Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Desenvolvimento do namoro com ajuda digital

por Flávio Melo Ribeiro

Após a fase preliminar de se conhecer por meio das Redes Sociais, como falamos na última, inicia-se a fase do namoro propriamente dita, e as comunicações digitais ajudam – e muito. A era digital facilitou a comunicação entre os namorados e disponibilizou uma gama de figuras, frases, símbolos, signos, etc., substituindo em muitos aspectos a comunicação oral e escrita. O tímido se expôs muito mais, enquanto o extrovertido pôde exercer a criatividade e se divertir. Tudo isso facilita o desenvolvimento do namoro. Os namoros se iniciam pelas afinidades, pela atração, ou mesmo por uma paixão. Mas, para que possa se fortalecer e criar o desejo de continuarem a se ver, criando uma atração mútua, precisa ser cultivado.

A comunicação digital possibilita apimentar a relação com fotos insinuantes, frases e figuras para criar um clima mais erótico. Quase todos os climas amorosos, fogosos ou românticos que se queira montar são possíveis tendo um pouco de tempo e criatividade. Por que isso é importante? Porque o ser humano vive a maior parte do tempo no “futuro”, vive de expectativas, tanto positivas quanto negativas. Criar um mistério, gerando uma expectativa positiva na imaginação o outro, é desenvolver um ímã. É possibilitar o desejo de querer se encontrar novamente. Diferente da rotina, que pode afastar por não possibilitar nenhuma expectativa que “apimente” a relação. A intimidade desenvolvida com o tempo possibilita conhecer melhor o outro e, consequentemente, acertar na dose para agradar, conquistar e fazer o outro feliz. Mas precisa-se tomar cuidado para não cair nas rotinas do dia a dia.

Porém, nem tudo são flores. Ainda existem os inescrupulosos, que desejam conquistar alguém já comprometido. E o mundo digital ajudou-os a investirem sem cerimônia, escondendo-os em mensagens privadas. Você só ficará sabendo se seu companheiro(a) lhe falar. A distância foi eliminada e o inescrupuloso invadirá a vida do outro a qualquer hora do dia ou da noite, criando os mesmos climas que você criou para conquistar inicialmente. Com um diferencial: ele é a novidade, uma expectativa nova diante de uma rotina já criada no relacionamento. E, assim, abre espaço para um novo interesse, uma nova relação, mesmo que seja de bate-papo e apenas uma possível traição. Mas o que é traição no mundo das Redes Sociais? Esse será o tema do próximo artigo.

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao seu alcance] Início de relacionamento na era das redes sociais

[Psicologia ao seu alcance] O caçador e o romântico

[Psicologia ao seu alcance] O carente e o “Eu te Amo”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).