Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

“A Belle Époque Italiana no Rio de Janeiro” é lançado nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (17), o Cine Teatro do Museu Imperial será palco do lançamento da edição inédita em português do livro “A Belle Époque Italiana no Rio de Janeiro”, de autoria do professor Dr. Vittorio Maria Cappelli, da Università della Calabria. O evento, previsto para começar às 19h, faz parte da celebração dos 450 anos do Rio de Janeiro e dos 170 anos da presença italiana na Cidade Imperial.

No livro, o autor reconstrói toda a história da imigração italiana para o Rio, partindo de seus primórdios que datam, principalmente, do casamento entre a princesa napolitana Teresa Cristina de Bourbon com o jovem Imperador d. Pedro II do Brasil: um evento que abriu as portas para múltiplas e crescentes relações entre a península italiana e o Brasil. Em seguida, a narrativa concentra-se nas décadas da Belle Époque, quando se desenvolve uma consistente imigração de italianos, atraídos pelas oportunidades proporcionadas pelo então extraordinário desenvolvimento demográfico, econômico e social do Rio de Janeiro.

Neste cenário, emergem os vultos e as histórias de dois grupos familiares – os irmãos Jannuzzi, da calabresa cidade de Fuscaldo, e os irmãos Segreto, da cilentana cidade de San Martino – que, respectivamente na arquitetura e nos espetáculos, imprimiram as suas marcas em uma Belle Époque mais italiana que francesa, conduzindo um protagonismo cultural e social que culminou por satisfazer a inesgotável “francofilia” das elites cariocas.

Sobre o autor

Vittorio Maria Cappelli se formou em Filosofia na Universidade de Milão (Itália). Lecionou por vários anos no “Instituto de Arte de Florença” (atualmente Escola de Arte de Porta Romana). Desde 1995 é professor de História Contemporânea na Universidade da Calábria (Departamento de Ciências Políticas e Sociais). Em 1988 fundou a revista “Daedalus. Cadernos de História e Ciências Sociais”, que desde 2006 é publicada online.

Dedicou grande tempo de suas pesquisas a estudos sobre a História Política e Social do Sul da Itália e a História do Fascismo. Entre seus interesses de pesquisa acadêmica consta também a história cultural dos séculos XIX e XX, com particular relevo para o futurismo a as vanguardas históricas, a psicanálise e a literatura de viagens. Em anos mais recentes, dedicou-se principalmente a novas pesquisas e investigações acadêmicas sobre a história da imigração italiana na América Latina.

Membro da Afehc (Asociación para el Fomento de los Estudios Históricos en Centroamérica) e CSC (Centro Universitário de História Cultural). É membro do Comité Científico da série “América Latina. História e Cultura” da Editora CISU. É diretor do Centro de Estudos sobre Migração junto ao Icsaic (Instituto Calabrês para a História do Antifacismo e da Itália Contemporânea). É codiretor da revista histórica Jornal de História Contemporânea e, por muitos anos foi Curador de Mostras de Arte Contemporânea junto ao CAMS (Centro de Artes, Músicas e Espetáculos) da Universidade da Calábria.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).