Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Psicologia ao seu alcance] Traição Online

por Flávio Melo Ribeiro

O mundo digital diversificou e ampliou a traição. Até pouco tempo atrás, trair amorosamente era um dos parceiros se relacionar com um terceiro, sem consentimento. Poderia ser um beijo, uma relação sexual, ou mesmo namoro. Porém, as redes sociais possibilitam muito mais do que isso, encurtam distâncias e aproximam intimidades. Hoje as pessoas curtem fotos, frases e momentos de amigos, ex-ficantes, ex-namorados e outros ex. Enviam mensagens privadas, mantêm conversas com conhecidos, amigos e com outros interessados, sem seu parceiro saber. Além de conversar, podem enviar fotos insinuantes, fotos íntimas, fazer declarações que gerem esperanças de possíveis encontros íntimos. Mas quando descobertos dizem que não foi nada, pois não se encontraram pessoalmente, não trocaram beijos nem tiveram relações sexuais, portanto, não constituiriam traição. Mas o que é traição digital?

Trair amorosamente é quebrar o acordo implicitamente estabelecido sem contrato, mas vivido pelos dois como algo que os une. Porém, cada um pode idealizar esse acordo de forma diferente e, consequentemente, os limites não serão os mesmos. É nesse ponto que reside o início do conflito. Até onde se pode ir? Até onde se aceita?

É com uma autorreflexão que cada um precisa entender os próprios limites e aceitações. Por exemplo, você aceita determinados comportamentos no outro que usualmente era considerado traição porque não se importa? Por que considera normal hoje em dia? Por que é aceito socialmente? Por que você também faz? Porque é pouco, se comparado ao que você faz e esconde do outro? Qual sua estrutura emocional para lidar com a traição? Quais seus valores? Como você foi educado? Qual sua história amorosa? Já passou por traição antes? E de qual dos três lados estava? O autoconhecimento auxilia ao lidar com possíveis traições ou quebras do acordo inicial (leia o texto “Gostar de si para gostar do outro”).

As redes sociais aproximaram pessoas com valores, educação, classes sociais e gerações diferentes, possibilitando conflitos antes não existentes. Nesse sentido, o equilíbrio emocional é fundamental para lidar com a traição. Portanto, gostar de si e saber o que se quer é primordial para decidir de forma saudável para si, pois só uma pessoa carente ou insegura aceita o inaceitável por medo da solidão. Como superar esse tipo de crise? Veja no próximo artigo.

flavio melo ribeiroFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao seu alcance] Desenvolvimento do namoro com ajuda digital

[Psicologia ao seu alcance] Início de relacionamento na era das redes sociais

[Psicologia ao seu alcance] O caçador e o romântico

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).