Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Gastronomia

Onda do café compartilhado chega à Petrópolis

Na década de 1970, a frase “gentileza gera gentileza” começou a ser imortalizada nas ruas do Rio de Janeiro, quando José Datrino começou a colar mensagens proféticas nos muros das vias e pilastras de viadutos de grande circulação da capital carioca. Mais do que um conjunto de palavras, isso se transformou em um lema, e várias iniciativas procuram resgatar este espírito. Uma das mais recentes é o chamado “café compartilhado”. Há cerca de um ano, a mania chegou à Petrópolis, com grande sucesso.

É simples: depois de tomar o seu café, a pessoa deixa outro pago para um cliente desconhecido, tendo ainda a opção de escrever um bilhete para o próximo consumidor. Tudo é registrado em um quadro na frente da loja. Uma ideia que ajuda a vida de quem, por algum motivo, não tem o valor naquele momento, como as pessoas que acabam descobrindo que esqueceram a carteira no carro.

A história foi inspirada pelo livro “The Hanging Coffee”. Nele, um personagem toma um café e, na hora de pagar, deixa o próximo também quitado, para quem vier, independente de quem seja. Há cerca de cinco anos, a iniciativa começou a ser implantada por cafeterias, especialmente na cidade de São Paulo.

Na região, a cafeteria Art Café, do Shopping Estação Itaipava, é o primeiro espaço que oferece esse serviço. “A nossa ideia é estimular a gentileza entre as pessoas. Muitos, em um primeiro momento, não acreditam ou desconfiam da ideia, mas acabam entendendo e participando depois”, diz a proprietária da loja, Sônia Azevedo.

E, pelos números, já se pode dizer que a ideia do café compartilhado, apesar de pouco difundida, já começa a ter sucesso na região serrana. “Por semana, temos uma média de seis pessoas que tomam o café pago por outra pessoa”, afirmou, destacando que este número dá uma média de um café compartilhado por dia.

O Art Café fica em um quiosque no segundo piso do shopping. Mais informações sobre o Estação Itaipava podem ser consultadas pelo telefone (24) 2222-6266, pelo site: www.estacaoitaipava.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/estacaoitaipava.

Um Comentário

  1. Achei interessante. Mas,”ajuda” inicialmente ao dono do estabelecimento,claro!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).