Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

Petrópolis de antigamente em 10 imagens

Foto do Instituto Moreira Salles: subida da rua Silva Jardim (à direita), rua do Túnel (centro da foto) e estação do trem (em baixo). A ‘”boca” do vale do Quissamã (parte superior central)

Vivendo em uma cidade em que se respira história a cada rua, a cada esquina, é incrível termos a chance de visitar monumentos históricos como o Museu, a Catedral, o Palácio de Cristal quando quisermos. Porém, também nunca deixo de imaginar como era o dia a dia naquela época, as relações, as paisagens, os estabelecimentos… E por esta razão, adoro ver fotos antigas para ter esse gostinho.

Em minhas pesquisas no arquivo digitalizado do Museu Imperial, selecionei algumas que julguei interessantes e que acredito que vocês possam gostar também, confira!

Foto 1: Trecho da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador.

Avenida Quinze de NovembroFoto 2: Uma corrida de automóveis no trecho em que os veículos passavam pela praça Rui Barbosa, atual praça da Liberdade.

Corrida de automóveisFoto 3: Reprodução fotográfica mostrando a confluência dos rios Quitandinha e Palatino na rua do Imperador. É possível ver trechos da avenida Sete de Setembro, atual rua da Imperatriz, ligados por pontes de madeira.

Confluência dos rios Quitandinha e PalatinoFoto 4: As enchentes sempre foram um problema em Petrópolis. A foto abaixo mostra uma inundação na avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, no dia 20 de março de 1930. Ao fundo, pode-se o ver prédio do antigo fórum onde hoje funciona o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET.

Inundação na avenida Quinze de NovembroFoto 5: Um dos primeiros ônibus da cidade e um homem de pé, na lateral do veículo estacionado em frente ao Hotel Orleans. Nota-se a inscrição “Bingen” na tabuleta da frente.

Primeiro ônibus de PetrópolisFoto 6: Tropa de cavalaria na rua Quatorze de Julho, atual rua Washington Luiz, com o rio Quitandinha em primeiro plano.

Tropa de Cavalaria na rua Quatorze de JulhoFoto 7: Vista do entorno da estação de Petrópolis no ano de 1883. Veem-se algumas carruagens no local, onde hoje fica a rua Doutor Porciúncula e, ao fundo, vê-se a rua do Imperador.

Estação de PetrópolisFoto 8: Rua Dr. Porciúncula mostrando, à direita, a estação da Estrada de Ferro Leopoldina e, à esquerda, alguns estabelecimentos comerciais.

Estação da Estrada de Ferro LeopoldinaFoto 9: A foto abaixo é do Acervo do IBGE e mostra a Catedral São Pedro de Alcântara ainda sem a torre, que só seria construída e concluída na década de 1960. Já a fachada principal foi concluída na década de 1930.

catedralFoto 10: Essas fotos foram disponibilizadas pelo usuário riggo_ternes no site WikiMapia e mostram o sino chegando à Catedral e sendo lá instalado.

sino

E se você curtiu esta matéria, pode ser que também goste destas: 

Imagens de Petrópolis nos tempos de outrora

Imagens de Petrópolis antigamente

Um Comentário

  1. Adoraria ter conhecido Petropolis nesta epoca.Deveria ser facinante.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).