Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Veterinária alerta sobre o risco de contaminação de cinomose

Recentemente, muitos bairros de Petrópolis registraram casos de cinomose, uma doença que acomete filhotes de cães em seu primeiro ano de vida, mas pode também infectar animais mais velhos que por alguma razão não tenham sido imunizados anteriormente com vacinas próprias, ou que por alguma doença seu sistema imunológico se encontra debilitado.

Desta forma, a Veterinária Animaliz alerta sobre a transmissão, os sintomas e a prevenção para que todos possam ficar atento diante de quaisquer sinais diferentes em seus pets.

O vírus é sistêmico, podendo atingir vários órgãos e atuar em todo o organismo, além de ser altamente contagioso. A cinomose se dá através de animais que se contaminam por contato direto com outros animais já infectados, ou pelas vias respiratórias e também pelo ar contaminado. A transmissão direta é por secreção do nariz e boca de animais infectados que é a principal fonte de infecção.

Sintomas:

Pode haver perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito e sintomas nervosos (tiques nervosos, convulsões e paralisias), dificuldade de respirar e febre. E de acordo com o estado imunológico do animal como um todo, ele pode vir a óbito.

Basicamente, a doença se apresenta em fases, podendo pular uma delas eventualmente. Inicia-se pela fase respiratória (pneumonia e secreção nasal purulenta, o conhecido pus), e ocular (secreção purulenta, ou remela, em grande quantidade).

Como prevenir:

A melhor forma é a vacinação, que pode ser feita em uma clínica veterinária. Os cães podem ser vacinados a partir de 45 dias de vida, filhotes devem receber três doses da vacina na primeira fase da vida. Posteriormente, os cães devem receber uma dose da vacina anualmente.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).