Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Hospital Alcides Carneiro inaugura novo tomógrafo e primeiros leitos da nova maternidade

A diretoria do Hospital de Ensino Alcides Carneiro inaugurou, nesta semana, o novo tomógrafo, que será utilizado para atender à demanda de exames de pacientes internados ou em avaliação na rede municipal de saúde. O investimento de compra do equipamento, realizado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, uma vez que há a possibilidade de realizar uma diversidade maior de exames complexos e mais detalhados.

“Os investimentos que a instituição está realizando no Hospital de Ensino Alcides Carneiro buscam qualificar ainda mais a unidade hospitalar para o atendimento às necessidades de saúde da população, como é missão e responsabilidade de um hospital escola. Esse tomógrafo com sistema de digitalização de imagem vai beneficiar a formação dos tecnólogos em radiologia e de todos os nossos alunos que atuam nessa unidade, inclusive no Programa de Residência Médica promovido pela FMP e pelo HAC”, frisa a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, a demanda de exames também poderá ser suprida, pois o novo equipamento possui capacidade para realizar o dobro de exames mensais, quando comparado com o tomógrafo que estava em uso na unidade.

“O antigo tomógrafo realizava cerca de mil exames por mês no Hospital Alcides Carneiro. Nós acreditamos que, com a agilidade nos resultados dos exames que esse novo equipamento vai nos proporcionar, será possível duplicar a média de exames realizados no HAC. Além disso, como o sistema será todo digital, irá ajudar muito no acesso dos médicos aos exames com mais rapidez e um pronto diagnóstico. Dessa forma, o tratamento será mais rápido e o tempo de permanência dos pacientes no hospital reduzido”, ressalta o médico Lécio Carneiro Júnior.

nova maternidade hacAlém disso, os primeiros leitos da nova maternidade também foram entregues nesta semana. O prédio, com 28 leitos, faz parte da primeira grande reforma do hospital, que vai ganhar mais leitos de clínicas médica e cirúrgica e de alojamento na pediatria, totalizando 44 novos leitos.

Com a entrega desta primeira etapa, 60% da obra do hospital está concluída. “Agora iniciamos a reforma dos outros leitos da maternidade. A expectativa é entregar a maternidade totalmente concluída em dezembro. Também estamos com intervenções na portaria e na pediatria. Além disso, outros espaços como as clínicas também passarão por reforma. A nossa prioridade foi começar pela maternidade, uma vez que desde o dia 31 de dezembro de 2012 o HAC passou a ser a única maternidade pública da cidade após o fechamento da Casa Providência. Desde então, a maternidade funcionava em duas alas e, com a obra, ela passa a funcionar em único local, com mais comodidade para as mães e organizando também o trabalho das equipes do hospital”, disse o prefeito.

A unidade também vai ganhar um elevador, consultórios, sala de exames, novos banheiros e unidade intermediária, além de um espaço para a gestante receber a medicação. Além da maternidade passarão por obras a clínica cirúrgica, pediatria, enfermaria da clínica médica e a portaria. Os projetos prevêem, além da troca do piso, pintura, revestimento e isolamentos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).