Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] “After” – Anna Todd

Após cinco livros, muitas, muitas e muitas páginas, a história de Tessa e Hardin finalmente chega ao fim. A fanfic (ficção escrita por um fã normalmente baseada em uma outra história) criada por Anna Todd ultrapassou a marca de um bilhão de visualizações na internet na plataforma Wattpad e vem dando o que falar, já que a autora se inspirou em “50 tons de cinza” (outra fanfic que deu certo) e em Harry Styles, do One Direction, para criar seu protagonista. E eu confesso que só fui saber disso depois de já ter começado a ler o primeiro livro, porém, uma vez que começo uma história, preciso ir até o fim.

Na trama, a jovem certinha de 18 anos, Theresa Young, conhece o problemático Hardin na faculdade, com quem inicia um relacionamento conturbado. Aliás, conturbado é pouco. É uma relação extremamente abusiva e tóxica, onde todas as formas possíveis de machucar alguém psicologicamente estão presentes. E Tessa, claro, totalmente apaixonada sempre acaba arrumando uma desculpa para tentar justificar o comportamento insano de seu amado, perdoando-o todas as vezes. São muitas, muitas páginas de brigas, sexo e reconciliações, basicamente.

Mas é claro, que tudo isso seria em vão se não fosse um sentimento mais forte entre os dois, o tal do amor. Portanto, a cada livro, Todd se encarrega de transformar toda essa loucura numa história de redenção, onde o amor é capaz de salvar alguém completamente problemático e atordoado, tornando-o um homem bom.

É como se Catherine e Heathcliff, de “O morro dos ventos uivantes”, protagonizassem a trilogia de E.L. James. Além de muitas referências à obra de Emily Brönte, Hemingway e Jane Austen também são citados algumas vezes na história.

Se Todd erra na mão ao ser repetitiva nas brigas do casal, ela acerta nos ganchos entre os livros, fazendo com que, por mais já não aguentemos mais esses dois, a gente ainda queira saber o que vai acontecer. Não sei explicar muito bem, mas de uma forma, o livro vicia.

E quem é que não gosta de um final feliz depois de tantos percalços, não é mesmo?

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).