Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Criação da Comissão Municipal da Verdade em Petrópolis é tema de debate

O prefeito Rubens Bomtempo esteve reunido com representantes do Grupo Pró-Comissão da Verdade (Pró-CMV), para discutir a criação da Comissão Municipal da Verdade em Petrópolis. Agora, o próximo passo será desenvolver uma minuta de decreto municipal.

“É algo emblemático. Garantindo essa memória, estaremos deixando um legado para todos os petropolitanos, principalmente para os estudantes. Acredito que temos o dever de mostrar o papel de Petrópolis durante o período da Ditadura. É fundamental que a Comissão pesquise e resgate este passado sombrio de violações dos direitos humanos à época da ditadura em nossa cidade, para que as atuais e futuras gerações tomem conhecimento e jamais permitam a repetição de regimes governamentais ditatoriais e arbitrários no Brasil”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, referindo-se ainda à Casa da Morte, localizada na Rua Arthur Barbosa. Para viabilizar a desapropriação do imóvel e criação do Memorial da Verdade, o município busca recursos federais por meio de emendas parlamentares de deputados federais.

Desde 2013, o governo municipal tem feito todos os esforços para a obtenção dessas verbas junto ao Governo Federal, com vistas à efetiva desapropriação da Casa da Morte. Segundo o procurador Geral do Município, Marcus São Thiago, além do envio de ofícios e elaboração de projetos, duas audiências já foram realizadas na Secretaria Nacional de Direitos Humanos. “A criação da Comissão Municipal da Verdade é mais uma etapa importante que o governo municipal ajuda a concretizar, no sentido do resgate e perpetuação da memória de um período histórico muito triste para o nosso país. Estamos nos colocando à disposição para colaborar no que for possível. A democracia é um patrimônio constitucional de nosso povo e deve ser defendida por todos os que lutam pela convivência democrática harmônica e pela justiça social”, comentou o procurador.

O resultado do encontro com o prefeito, segundo o coordenador do Grupo Pro-Comissão da Verdade, Eduardo Stotz, foi positivo e é um passo importante para a busca pelos fatos ocorridos na cidade e que precisam ser resgatados.

“Saímos da reunião com uma possibilidade concreta de criação da Comissão Municipal da Verdade. Todo o processo será realizado em conjunto entre nós, da sociedade civil, e o governo municipal. Esse foi o primeiro passo para o restabelecimento da memória, verdade e justiça. Estamos extremamente contentes e já estamos nos mobilizando para dar sequência ao processo”, concluiu.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).