Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

[História] Tratado de Petrópolis completa 112 anos

Foto: Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour

No dia 17 de novembro de 1903, Brasil e Bolívia assinaram o Tratado de Petrópolis, tornando oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro. O documento foi assinado como forma de encerrar os conflitos da Revolução Acreana, que ocorriam na região.

Apesar de pertencer à Bolívia, a então região do Acre era ocupada por seringueiros brasileiros em plena época da extração da borracha. A situação gerou conflitos com os bolivianos, donos legais da terra, e deu origem à Revolução Acreana, que só terminou em 1903, após a disputa de forças armadas comandadas por Plácido de Castro.

O Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco, encerrou a tensão na região e formalizou a incorporação do Acre ao Brasil.

Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano.

Em contrapartida, o governo boliviano cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo Rio Amazonas.

 

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).