Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Grupo Amigo Vira-Lata promove bazar para angariar fundos para castrações em animais carentes

No próximo sábado (28), o grupo Amigo Vira-Lata realiza um bazar com peças novas e seminovas na Pet Amado Veterinária & Pet Shop, de 10h às 17h, com o objetivo de angariar fundos para pagar castrações (principal forma de prevenção de tumores em sistema reprodutivo, a partir dos cinco ​meses​) em animais carentes.

A ideia do evento surgiu do movimento Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata nos seres humanos. Assim, como nas pessoas, o sistema reprodutivo de animais também é suscetível ao desenvolvimento de nódulos benignos e malignos.

De acordo com Cristiane Sophia, fundadora do Amigo Vira-Lata há cinco anos em parceria com Rose Dias e Daniela Pessoa, esclarecer a população sobre a importância da castração para prevenir tumores no sistema reprodutivo dos machos é mais um passo no aprendizado sobre o que é a posse responsável.

“Se pudermos levantar um valor adequado no sábado, poderemos castrar mais bichinhos de pessoas carentes, ajudando​ na prevenção do câncer e contenção da população animal, assim como fizemos com Zen de um ano e meio, que foi encontrado com um grande tumor nos testículos e hoje está totalmente curado, mas ainda está para adoção”, relata, acrescentando ainda que atualmente estão cuidando de 16 animais em hospedagens ou lares temporários.

Assim como nos humanos, as cientificamente intituladas neoplasias podem se desenvolver em vários lugares no corpo dos bichinhos de estimação, a partir da fase adulta ou terceira idade (por volta dos oito anos).

De acordo com a médica veterinária Renata Castro, que atende na Pet Amado, o tumor de próstata em animais é raro, sendo mais frequente a hipertrofia da próstata, quando o animal apresenta dificuldades para urinar. “Geralmente, o tutor tem dó de tirar a virilidade do cão, mas isso só aumenta os riscos de doenças que o pet pode desenvolver”, complementa.

Nos  testículos,  a presença de  criptorquidismo – quando um ou ambos testículos não descem para a bolsa escrotal, permanecendo dentro do abdômen do cachorro – e fatores genéticos podem contribuir para o surgimento do câncer.

Renata ressalta ainda sobre outro tipo de tumor, em que a castração tem papel decisivo: o tumor venéreo transmissível canino ou TVT. Uma doença altamente contagiosa entre cães em zonas de clima tropical, transmitida por meio do contato direto na relação sexual, causando lesão com sangue e nódulos na mucosa dos genitais de machos e fêmeas.

​”​A castração previne totalmente a incidência de tumores testiculares e TVT, além de diminuir consideravelmente o câncer de próstata e a hipertrofia prostática​”​.

Todo crescimento de tumor se não for retirado, enviado para biópsia e, caso necessário, tratado por quimioterapia, gera risco de morte ao animal. “O diagnóstico precoce é feito por meio da palpação e o aparecimento de uma massa anormal justifica a solicitação de uma ultrassonografia para verificar a região acometida”, finaliza.

Serviço

Local: Pet Amado Veterinária & Pet Shop

Rua Mosela, 965 – Petrópolis – RJ

Data: 28 de novembro (sábado)

Horário: 10h às 17h

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).