Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Gastronomia

Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal está entre os indicados do prêmio Maravilhas RJ

A terceira edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Maravilhas RJ) divulgou os indicados aos prêmios especiais “Instituição” e “Personalidade” da edição de 2015 e representando Petrópolis, o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal  é um dos indicados na categoria “Instituição”.

Na premiação, que acontece no próximo mês, serão reveladas as 12 maravilhas gastronômicas do Estado, divididas nas seguintes categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra, das quais Petrópolis também concorreu com 20 produtos. Veja aqui.

Além da premiação dos mais votados nas 12 categorias, a terceira edição do Maravilhas RJ irá revelar, pelo segundo ano consecutivo, a Instituição e a Personalidade que merecem reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem para a gastronomia fluminense. O objetivo é destacar o papel de organizações privadas, da sociedade civil e de pessoas que atuem com o fortalecimento, divulgação e valorização da gastronomia do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2015, a comissão organizadora e os 84 consultores e colaboradores indicaram oito instituições e nove personalidades que trabalham pela gastronomia, associada às áreas da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Direito Humano à Alimentação Adequada, Saúde, Cultura e Educação. Para as indicações, um dos critérios deste ano foi não incluir os vencedores de 2014:  Margarida Nogueira, presidente do Slow Food Rio de Janeiro, congratulada como Personalidade; e o Instituto Maniva, presidido pela chef Teresa Corção, como Instituição.

Confira abaixo os indicados:

Instituição

Afojo (Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo)

Agroprata (Associação de Agricultores e Produtores Orgânicos do Maciço da Pedra Branca)

Agrovargem (Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande)

AS-PTA (Agricultura Familiar e Agroecologia)

Escola da Mata Atlântica (Aldeia Velha |Silva Jardim)

Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (Petrópolis)

Rede Carioca de Agricultura Urbana (RCAU)

Slow Food Rio de Janeiro (Zona Norte, Petrópolis, Niterói)

 

Personalidade

Francisco Caldeira | Consea-Rio

Deise Novakoski

José Hugo Celidônio

Maria Bernadete Montesano | Rede CAU

Maria Emília Pacheco | Consea Nacional

Míriam Langembach | Rede Ecológica

Monica Rangel | Brasil à Mesa

Regina Tchelly | Favela Orgânica

Teresa Corção | Instituto Maniva

 

Sobre o Brejal

Com perfil totalmente rural, a localidade do Brejal, localizada no distrito da Posse, proporciona diferentes tipos de vivências aos amantes da natureza e também aos visitantes da cidade imperial.

Além de sua vocação natural para o turismo e para as atividades agropecuárias, o local também é um exemplo positivo de organização comunitária. Preocupados em garantir a mobilidade dos moradores, o escoamento da produção e a viabilidade do Circuito Caminhos do Brejal, desde 2010 um grupo de moradores e agricultores se uniu em um comitê para reivindicar e fiscalizar, junto ao poder público, melhorias para os 72 quilômetros de vias do lugar.

Em parceria com a prefeitura, o Programa Estradas da Produção recuperou, desde 2011, mais de 400 km de estradas rurais petropolitanas com limpeza e retirada de vegetação, nivelamento do leito da via, compactação, ensaibramento, retirada de barreiras, construção de valas de drenagem, entre outras tarefas. Ao todo, foram mais de 5.600 agricultores beneficiados com cerca de 300 hectares produtivos recuperados. Tudo isso vem permitindo o escoamento da produção rural e o deslocamento de moradores, oferecendo mais comodidade para a população.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).