Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Laboratório alerta homens sobre prevenção ao câncer de próstata

Embora o câncer de próstata seja o de maior incidência nos homens, ainda assim muitos não se atentaram para o problema como deveriam. Nesta semana de encerramento da Campanha Novembro Azul, o Laboratório Baffi divulgou uma estatística alarmante: cerca de 7% dos homens que realizaram o exame PSA (antígeno prostático específico), entre janeiro e outubro deste ano, não procuraram pelos seus resultados.

“A situação é crítica. Isso significa que esses homens nem retornam ao médico para ao menos saber os seus resultados. É importante fazermos esse alerta porque os homens, naturalmente, são mais displicentes com a saúde e quando diagnosticado e tratado no início, o câncer de próstata tem os riscos de mortalidade reduzidos. Descobrir a doença precocemente por meio dos exames preventivos, que inclui o PSA e o toque retal, é o modo mais seguro para a cura”, alertou o diretor médico do laboratório, Luciano Baffi.

A orientação é a de que o exame seja realizado anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Os homens com maior predisposição, ou seja, com histórico familiar de câncer de próstata ou os de raça negra, devem começar a se prevenir a partir dos 40 anos.

Ainda de acordo com Luciano Baffi, deve-se ter em mente que a consulta ao urologista é fundamental pois, em alguns casos, o cliente, por iniciativa própria, faz o PSA e compara o resultado com os valores referenciais. “Quando está em níveis de normalidade o cliente se acomoda e não vai ao urologista para consulta e exame físico, o que gera um grande erro, tendo em vista que um considerável número de doença maligna da próstata é acompanhada com PSA em níveis normais”, ressaltou.

O PSA é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. O uso rotineiro deste exame melhorou consideravelmente a condição de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, e possivelmente em uma fase mais curável que antes da existência deste exame. Mas, é importante alertar, que o exame de sangue sozinho não é suficiente para o diagnóstico da doença. O toque retal é fundamental para a detecção de alterações na próstata.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).