Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Dia Nacional de Luta Contra a Aids é lembrado com ação no Calçadão do Cenip

Nesta segunda-feira (30) haverá uma mobilização no Calçadão do Cenip em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Aids comemorado em primeiro de dezembro. A ação que contará com testes rápidos de HIV é promovida pela Secretaria de Saúde. Equipes do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C e acadêmicos do sexto ano do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) estarão entre 10h e 17h atendendo a população. Além desta ação, 19 unidades básicas de saúde e a sede do Programa de DST estarão abertas para realizar o teste rápido de HIV e a testagem de Sífilis e Hepatite C.

“As novas políticas públicas ressaltam a importância da promoção do empoderamento para toda a população, principalmente os mais vulneráveis. Estar empoderada significa que a pessoa tem condições de tomar decisões de forma segura e saudável, bem informada e com capacidade de gerenciar seu próprio risco. Neste sentido, os profissionais da saúde são facilitadores, informando e incentivando a realização dos testes para o diagnóstico precoce. Em casos de diagnósticos positivos incentivamos a adesão ao tratamento e acompanhamento dentro da rede”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C, Maria Inês Ferreira.

Para ampliar o acesso ao diagnóstico e descentralizar o serviço, 96 profissionais da Rede de Atenção Básica (médicos, enfermeiros e odontólogos) foram capacitados. “Eles foram capacitados para realizar os testes rápidos e atender esta população. A descentralização da testagem é uma política pública que está sendo iniciada no nosso município com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico”, ressaltou Maria Inês.

Nas unidades básicas que participam da campanha o teste rápido será realizado durante toda a semana, entre os dias 30/11 e quatro de dezembro. O horário de atendimento depende de cada posto. A população que quiser participar pode entrar em contato pelo telefone 2237-6680.

Na sede do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C o atendimento também acontece durante toda a semana, entre 8h e 17h. Na quarta-feira (2/12), o atendimento ao público será estendido, acontecendo entre 8h e 20h. O programa tem um cadastro de 1717 casos atendidos, desses 531 são de outros municípios.

Veja a lista das unidades de saúde que participam da campanha:

PSF Alto da Serra
PSF Meio da Serra
PSF São Sebastião
UBS Morin
PSF Vila Saúde
PSF Dr. Thouzet
PSF Santíssima Trindade
UBS Quitandinha
PSf Amazonas
PSF Caxambu
PSF Jardim Salvador
PSF Sertão do Carangola
PSF Águas Lindas
PSF São João Batista
PSF Fazenda Inglesa
PSF Vale das Videiras
PSF Vila Rica
PSF Posse
PSF Brejal

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).