Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Seminário “Aids, Religião e Direitos Humanos” acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (4), será realizado o seminário “Aids, Religião e Direitos Humanos” em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a Aids e ao “Dezembro Vermelho”. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Petrópolis, Frente Parlamentar de HIV/Aids Tuberculose e Hepatites Virais, Grupo Assistencial SOS Vida, Pastoral da Aids e Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

O mês “Dezembro Vermelho” foi criado pela Lei nº 7.270/2014, de autoria do vereador Silmar Fortes, presidente da Frente Parlamentar HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, com o objetivo de estimular atividades de orientação, prevenção, conscientização, diagnóstico precoce, solidarização, e tratamento da infecção por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

As instituições envolvidas contam com o apoio das unidades de saúde do município, empresas e sociedade civil na mobilização, por meio de ornamentação do ambiente de trabalho com a cor vermelha e o laço característico da campanha, além de debates sobre o tema.

Fundado em 1998, o Grupo Assistencial SOS Vida é um dos organizadores do evento. A instituição, sem fins lucrativos, é financiada por meio de doações da comunidade e de empresas privadas. O diretor presidente e fundador do SOS Vida, Antonio Carlos Pires, falou sobre a importância do Dia Mundial de Luta contra a Aids e sobre o simbolismo do laço vermelho na luta contra a epidemia. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids e o laço vermelho representa a solidariedade e o comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado em 1991, por um grupo de profissionais de Nova York e continua sendo um forte símbolo na luta, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

O número de novas infecções no mundo por HIV diminuiu 35,5% entre 2000 e 2014. A informação foi revelada no dia 14 de julho em relatório da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids. A estimativa de novas infecções no mundo em 2000 era de 3,1 milhões. Em 2014, esse cálculo baixou para 2 milhões.

Silmar  destacou a necessidade de um trabalho incessante para que o número de novas infecções continue a diminuir. “Estivemos no calçadão do Cenip, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, junto à Pastoral da Aids, Programa Municipal de DST/Aids e Grupo Assistencial SOS Vida com um trabalho de orientação, distribuição de material informativo e preservativos. No seminário teremos a participação de lideranças religiosas, representantes do Ministério da Saúde e de instituições que estão há anos na caminhada contra a disseminação do HIV/ Aids.  É importante essa parceria entre essas instituições para fortalecermos a luta na propagação da cultura de prevenção e na busca de melhores condições na assistência aos portadores do vírus”, explicou.

Programação:

13h30 – Abertura – vereador Silmar Fortes

13h40 – Aids e Direitos Humanos – deputado estadual Jânio Mendes

14h10 – Panorama da Aids no município, Estado e País – Maria Inês Ferreira (coordenadora municipal do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais), Denise Pires (coordenadora estadual de HIV/Aids) e Gil Casimiro (assessor técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde)

15h10 – Resgatando a História da Pastoral da Aids – Padre Ricardo Dias (assessor eclesiástico da Pastoral da Aids – CNBB/ Arquidiocese de Niterói – representando a Pastoral da Aids/CNBB Nacional)

15h30 – Aids e Religião – Pastor Sérgio Soares, Fernanda Ferreira, Dra. Ana Maria Galheigo e Dom gregório Paixão (bispo diocesano de Petrópolis)

17h – Resgatando a História do Movimento Social de Luta contra a Aids – Dr. Josimar Costa (Fórum ONG Aids)

17h20 – Perguntas/discussão – Distribuição de material informativo e preservativos

17h40 – Coffee break

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).