Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Espaços culturais recebem as últimas exposições de 2015

Foto: Luiz Antonio do Amaral

Os espaços culturais recebem as últimas exposições de 2015, promovidas pela Fundação de Cultura e Turismo. Em destaque os trabalhos feitos pelos alunos do Projeto Ciranda das Artes, que tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão sociocultural através de oficinas e aulas de iniciação artística. Esculturas, patchwork e arte com materiais alternativos também poderão ser apreciados. Confira as datas, horários e reserve um espaço na agenda para visitá-las:

Centro de cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico

Visitação: de 02 a 30/12, de terça a sábado, das 10h às 18; domingo, das 10h às 17h. Entrada franca e classificação livre.

Dois espaços são ocupados pela “Mostra Ciranda das Artes”, que apresenta os trabalhos produzidos durante o ano de 2015 pelos alunos dos cursos do Projeto Ciranda das Artes.  Os cursos ministrados são: artes plásticas, grafite, artesanato infantil e adulto, desenho e pintura. Galeria Van Dijk e Espaço Alternativo.

Visitação: de 04 a 23/12, de terça a sábado, das 10h às 18; domingo, das 10h às 17h. Entrada franca e classificação livre.

O artista Cocco Barçante traz “Um rio de transformações, metarreciclagem”, exposição que faz parte das homenagens aos 450 anos do Rio de Janeiro, mas a nova linguagem artística resultante do reaproveitamento de computadores vem sendo trabalhada há quase um ano e pode ser vista desde o muro da Faeterj às áreas internas. A ideia é dar uma nova utilidade ao material obsoleto, ao mesmo tempo em que se discute o conceito de sustentabilidade em sua abrangência local, além de mostrar as possibilidades plásticas de transformação do lixo tecnológico. O projeto trabalha o conceito dos “3Rs” da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Galeria Aloísio Magalhães.

Visitação: de 04 a 30/12, de terça a sexta, das 10h às 18. Entrada franca e classificação livre.

A mostra “Construção, afeto e movimento”, de Gardenia Lago, apresenta dois “site specific” aproveitando a divisão de espaço em dois da galeria. Num deles, uma sequência do trabalho Baile, em que os fios de alumínio – agora pintados de branco – são individualizados e “bailam” em todos os planos da galeria. No outro, a artista parte da memória afetiva da infância e dos cheiros evocados pelos sabonetes Kanitz que sua avó usava. A artista reconstrói com estes mesmos sabonetes um quarto de banho fantástico, criando uma experiência plástica e sensorial, onde os aromas são elemento importantíssimo da obra. Galeria Djanira.

Centro Cultural Estação nogueira – Av. Leopoldina, 317 – Nogueira

Visitação: de 06/12 a 02/01/16, segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriados, das 9h às 13h. Entrada franca e classificação livre.

A exposição “RE-Conhecendo Nogueira” é fruto de um trabalho de sete meses de aulas de fotografia pelo Projeto Ciranda das Artes nas Comunidades. Durante este período, foi desenvolvido junto às alunas, que tem entre 10 e 14 anos, um trabalho de conscientização estética, apresentação do mundo fotográfico histórico e atual e juntamente com os temas abordados, praticamos o re-conhecimento do próprio bairro. Estarão à mostra 30 fotografias 25x38cm e 42 fotografias 10x15cm das alunas: Gabriele Ferreira, Lara Marcelino, Marcela Alves Ferreira, Thamiris Pereira, Thaís Pereira e Yasmin Martins Lima.

Espaço Cultural Peter Brian Medawar  – Estrada União Indústria, 10.000 – Itaipava (Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes)Esculturas de Papel

Visitação: de 04/12 a 03/01/16, de segunda a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca e classificação livre.

Esculturas feitas com uma técnica desenvolvida pelo artista Fabiano Bittencourt, através da mistura de papéis descartados misturados com cola, podem ser vistas na mostra “Esculturas de papel”. Elas ganham uma consistência que lembra a madeira. Seus quadros e cartões são feitos com folhas, penas, cascas de cebola, cascas de alho, folha de bananeira entre outros.

Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa – Rua Capitão José Leal, s/nº – Pedro do Rio

Visitação: de 03 a 22/12, de segunda a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca e classificação livre.

“Natal de Cores” é o título da exposição conjunta apresentada pela equipe de patchwork do 4º distrito e artesãs do Projeto Recriarte.

Ciranda das Artes
Ciranda das Artes – CEU da Posse

Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio  – Estrada União Indústria, s/nº – Posse (ao lado do CIEP Gabriela Mistral)

Visitação: de 09 a 18/12, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca e classificação livre. Sala Multiuso.

Em cartaz no CEU Praça Corta Rio uma exposição de telas feitas pelos alunos do curso de desenho e pintura do Projeto Ciranda das Artes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).