Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Florença e Pisa

Dizem que a região da Toscana é a mais bela da Itália e julgando pela sua capital, Florença, tenho que concordar. Considerada o berço do Renascimento, a capital toscana também se tornou conhecida por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, além de possuir igrejas que são verdadeiras obras de arte, como o famoso Duomo de Florença, a catedral Santa Maria del Fiore.

Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença
Santa Maria del Fiore

A majestosa catedral é resultado de um trabalho dos arquitetos Arnolfo di Cambio, Giotto di Bondone, Francesco Talenti e Filippo Brunelleschi, responsável pela famosa cúpula. Mas o que mais chama a atenção são as pinturas no interior da cúpula que faz com que todos os visitantes fiquem olhando para cima encantados. Já o Batistério de São João fica em frente à catedral, e foi onde Dante e membros da família Médici foram batizados.

Por dentro da igreja Santa Maria del Fiore
Por dentro da igreja Santa Maria del Fiore
Porta do Paraíso do batistério
Porta do Paraíso do batistério
Parte interior da cúpula
Parte interior da cúpula

Piazzale Michelangelo é onde se tem a vista mais bonita da cidade (que é onde a foto que ilustra esta matéria foi tirada) e se pode ver o Duomo, o rio Arno, ruínas das muralhas da cidade. De qualquer ângulo, a vista é linda!

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Outro local com uma vista bela do rio Arno é a famosa Ponte Vecchio. Dizem que perto do final da Segunda Guerra Mundial, os nazistas recuaram através da Itália. Todas as vias importantes de Florença foram atacadas, exceto a Ponte Vecchio, por ordens de Hitler que teria admirado a ponte durante uma visita anterior à Florença.

Davi, de Michelangelo, e Hércules e Caco de Bandinelli na entrada do Palazzo Vecchio
Davi, de Michelangelo, e Hércules e Caco de Bandinelli na entrada do Palazzo Vecchio

Já a Piazza della Signorina é a principal praça da capital florentina, pois é a sede do poder civil onde fica o Palazzo Vecchio, cuja entrada é marcada por uma das réplicas do famoso Davi de Michelangelo e Hércules e Caco, de Baccio Bandinelli. Ao lado, encontra-se a Loggia dei Lanzi onde há 13 esculturas, entre elas, “Perseu com a cabeça de Medusa”, de Benvenuto Cellini, que é a mais conhecida.

Loggia dei Lanzi
Loggia dei Lanzi

Pertinho dali há a Galleria degli Uffizi, que é um dos museus mais famosos do mundo e reúne obras de conhecidos artistas renascentistas, uma grande coleção de quadros de Botticelli que inclui Primavera e O Nascimento de Vênus, entre outros.

Como Pisa fica a um pulo de Florença, não poderia deixar de conferir a famosa torre de perto. A Torre, a Catedral e o Batistério estão localizados na Praça dos Milagres, que é patrimônio Mundial da Unesco.

De acordo com o site Mundo Estranho, a inclinação da torre se dá por ter sido construída sobre um terreno de argila e areia, materiais pouco firmes para sustentar uma edificação daquele porte, mas, de certa forma, é isso que dá um charme ao monumento e o tornou tão conhecido no mundo todo.

Uma das igrejas mais bonitas que vi na Itália (e olha que foram muitas) foi a catedral em estilo romântico e que é a sede da Arquidiocese de Pisa. Em 1595, houve um incêndio que destruiu muitas obras de arte, porém, algumas obras medievais sobreviveram e estão no local como um púlpito gótico de Giovanni Pisano e o mosaico no interior da cúpula, figurando o Cristo Pantocrator entre a Virgem e São João Evangelista. Dentro da catedral também se destaca a tumba de San Ranieri, o padroeiro de Pisa.

Charmosa e riquíssima culturalmente, não tem como não se encantar pela região da Toscana e se sentir num filme ou como um personagem do Dan Brown.

Tumba de San Ranieri, o padroeiro de Pisa
Tumba de San Ranieri, o padroeiro de Pisa
Vista da capela-mor, com o mosaico do Cristo Pantocrator
Vista da capela-mor, com o mosaico do Cristo Pantocrator
Púlpito gótico de Giovanni Pisano
Púlpito gótico de Giovanni Pisano
Batistério, Catedral e a Torre de Pisa
Batistério, Catedral e a Torre de Pisa

catedral de pisa

 

 

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).