Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Para & Pensa] Ano novo

por Daniel Martinez de Oliveira

Chegamos ao início de mais um ano, um intervalo que nossos antepassados criaram com base nos movimentos acima de suas cabeças. Apesar de diferentes medidas e diferentes relações com o tempo, todas as sociedades têm formas semelhantes de medi-lo, priorizando os ciclos, algo que parece comum à mente humana.

O nosso ano, que se estendeu ao redor do mundo e se tornou hegemônico na maior parte dele, representa para nós, assim como outros ciclos, um fechamento acompanhado de uma abertura. A virada do ano é, portanto, um marco que define o que passou e o que está por vir. Por isto mesmo é que o tratamos como um rito de passagem.

É no fim desse ciclo que costumamos fazer uma retrospectiva, que analisamos e avaliamos nossas perdas e nossas conquistas. Bem como refazemos nossos planos e sentimos o respiro de uma nova fase; e abrimos a porta para novas oportunidades, novas chances, nova vida. É o momento em que mais nos assentamos entre o passado e o futuro.

O de 2015 foi, para muitos, um ano bem difícil. Perdemos muitas pessoas, vimos muita violência, intolerância, crises econômicas e políticas. Fomos bombardeados por informações e notícias que nos fizeram crer que o mundo está turbulento. Fomos forçados a pensar em nós mesmos e no nosso planeta. Sentimos a manifestação maligna do fanatismo e da destruição ambiental. Pensando bem, foi realmente um ano espinhoso.

Mas e agora? O que fazer?

Após um ano de lembranças ruins, entre outras melhores, por que não pensá-las como manifestação dos erros humanos e das vulnerabilidades de nosso planeta? Por que não abraçar a memória, embalá-la, chorá-la e domá-la? Domesticar nossos sentidos em prol de nós mesmos e de nossa morada.

Gostaria que 2016 fosse o ano da mudança, o ano “da virada”, o ano da paz, o começo da volta por cima. Difícil, não? Eu o acho. Mas isso não retira de cada um de nós a responsabilidade por tentar melhorar nossas vidas e nosso mundo.

 

Daniel Martinez de OliveiraDaniel Martinez de Oliveira é graduado em história e mestre em antropologia pela UFF, onde também faz seu doutorado. Realizou pesquisas sobre a Umbanda, o Santo Daime e o Caminho de Santiago. É antropólogo e historiador do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e administrador substituto do Palácio Rio Negro (Petrópolis). Além de ser professor universitário, deu aulas de espanhol por mais de dez anos. Nascido e criado em Nova Friburgo, após três anos de trabalho no Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, adotou Petrópolis para trabalhar e viver com a família. É mochileiro de carteirinha e adora ler e escrever poesias.

Leia mais colunas de Daniel Martinez de Oliveira:

[Para & Pensa] Passeio a Petrópolis

[Para & Pensa] O indivíduo e a sociedade

[Para & Pensa] Surrealismo

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).