Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Cidade

Barreira dinâmica contém deslizamento no Vale do Carangola

Na madrugada do último domingo (17), após as chuvas moderadas e fortes do fim de semana, a barreira dinâmica construída na Estrada do Carangola suportou um deslizamento de rochas e terra, protegendo milhares de pessoas que moram na região e circulam pela via diariamente.

A obra de contenção foi realizada entre 2013 e 2015. As barreiras dinâmicas são estruturas metálicas que têm como objetivo proteger todas as moradias que ficam abaixo da via, no caso de um escorregamento de blocos de rochas e de terra. Trata-se de uma malha de aço de alta resistência, projetada para fora da encosta, que contém a queda dos blocos e absorve seu impacto.

Os recursos para a barreira dinâmica foram provenientes do PAC Encostas, em uma parceria entre Ministério das Cidades, Prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto e o local escolhido para a construção da estrutura tiveram como base o Plano Municipal de Redução de Riscos, elaborado pelo município em 2007. O documento apontou as áreas com maior risco de deslizamentos no município.

Essa é a primeira barreira dinâmica do município. São 120 metros de extensão, com uma estrutura construída com materiais que vieram da Suíça. Ao todo, o PAC Encostas contempla 14 grandes obras de contenção em Petrópolis. Para a liberação dos recursos do PAC Encostas, foi exigida do município a apresentação de diversos documentos e projetos confirmando a necessidade das obras para a estabilização das áreas identificadas como críticas. No início de 2013, a prefeitura comprovou, por meio de laudos, relatórios e projetos, a real necessidade das contenções.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).