Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Turismo

Oficina sobre Inventário da Oferta Turística acontece em Petrópolis

Na próxima segunda-feira (25), Petrópolis vai receber a equipe da Universidade Federal Fluminense – UFF, responsável pela execução do Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro, que vai realizar a quinta oficina técnica para validação dos dados da 1º fase de pesquisas do projeto na região Serra Verde Imperial, com os municípios contemplados pelo IOT-RJ: Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis. O evento será realizado no Auditório Philippe Guédon da Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, a partir das 13h.

O Inventário da Oferta Turística compreende mapear atrativos turísticos, infraestrutura turística, equipamentos e serviços turísticos, assim como a cadeia produtiva do turismo de cada um dos municípios envolvidos no projeto. O encontro tem como finalidade apresentar e validar junto às autoridades e representantes do trade regional o levantamento preliminar de dados já realizado pela equipe da UFF. As cidades de Niterói, na região Metropolitana, Cabo Frio, na Costa do Sol, Vassouras no Vale do Café e Itatiaia, nas Agulhas Negras, já receberam o evento.

A ação do IOT-RJ em Petrópolis está sendo apoiada pela Fundação de Cultura e Turismo, que disponibilizará os dados do inventário realizado em anos anteriores para ser renovado e ampliado. “O inventário turístico é uma importante ferramenta de planejamento para nossa cidade e sua atualização é fundamental, pois servirá como base para os projetos a serem desenvolvidos pela Prefeitura e também pela iniciativa privada”, comentou Drica Madeira, presidente da FCTP.

Durante o encontro, guias de turismo, agentes de viagem, operadores de turismo, representantes de museus, centros culturais, igrejas, parques, restaurantes, empreendimentos de alimentos e bebidas e hoteleiros terão a oportunidade de validar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos que devem ser incluídos ou retirados do inventário, além de sugerir novas opções e criar soluções para o equipamento já existente na região. A coordenadora técnica do IOT-RJ e professora da Universidade Federal Fluminense, Cláudia Moraes, destacou que a presença dos atores contribui também para evitar erros durante as pesquisas de campo.

O Inventário da Oferta Turística é um projeto fundamentado no Programa de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo (PRODETUR/RJ), financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e licenciado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, devendo ser concluído em oito meses. As informações coletadas estarão disponíveis num grande banco de dados e servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas em prol do turismo fluminense, suas regiões turísticas e municípios. Cerca de 80 pessoas estão envolvidas no projeto, entre alunos e professores da UFF e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como Turismo, Estatística e Geografia.

No total, serão analisadas e mapeadas 23 cidades, distribuídas em seis regiões turísticas: Metropolitana (Rio de Janeiro e Niterói); Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro); Costa do Sol (Cabo Frio, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Casimiro de Abreu); Vale do Café (Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí); Agulhas Negras (Itatiaia e Resende) e Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu).

A Fundação de Cultura e Turismo convida as instituições, os profissionais e empresários de turismo do município para participarem. A Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta fica na Avenida Koeler, nº 260, no Centro Histórico (junto ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura de Petrópolis).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).