Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Festival Ópera na Tela exibe “A flauta mágica”

Nesta quarta-feira (27), o Festival Ópera na Tela exibe “A flauta mágica”, de Mozart, no Cinemaxx Mercado Estação, às 20h. É uma ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Ela estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. Schikaneder era companheiro de loja maçônica de Mozart. Na época, por influência da Revolução Francesa, a maçonaria adquiria simpatizantes, ao mesmo tempo que, era perseguida.

A ópera mostra a filosofia do Iluminismo, algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, como quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo.

Em sua defesa, Sarastro responde: “mais que um príncipe, é uma pessoa”. As principais personagens: Tamino e Pamina enfrentam os obstáculos impostos pelos membros do Templo da Sabedoria para juntos, ao final da ópera, encontrarem a realização plena e a união ideal.

A Ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada por instrumentos musicais. Sendo parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, surgiu no começo do século XVII na Itália. Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia.

Desde o início do Festival já foram exibidas as óperas “Carmen” de Bizet, “Aída” de Verdi, “Alceste” de Christoph Willibald Gluck, “O Barbeiro de Sevilha” de Gioachino Rossini, “Os Capuletos e os Montéquios” de Vicenzo Bellini, “Don Giovanni” e “A Flauta Mágica” de Mozart.  Ainda estão previstas: “A Noiva do Czar”, “Os Pescadores de Pérolas”, “O Rapto no Harém”, “Rigoletto” e “Tosca”. Todos os filmes são produções recentes e inéditas no Brasil.

Com o objetivo de popularizar e aproximar a ópera de todos os tipos de público, o preço do ingresso custa o valor da entrada comum do cinema 2D, R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), podendo ser adquirido na bilheteria do Cinemaxx e pelo site www.cinemaxx.com.br.

Lembrando que só têm direito a meia-entrada maiores de 60 anos, crianças menores de 12 anos, professores das Redes Pública e Privada mediante a apresentação do contra-cheque e portadores de Carteira de Estudante. Na próxima quarta-feira (3), é a vez de “A Noiva do Czar”, de Rimski-Korsakov.

Mais informações sobre “Festival Ópera na Tela” podem ser obtidas na bilheteria do Cinemaxx Mercado Estação, localizado na Rua Paulo Barbosa, número 296/ 1° piso-Centro, no telefone (24) 2249-9900 ou pelo site www.cinemaxx.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).