Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Problema do lixo se agrava após as chuvas

Foto: Rua Santa Clara – Estrada das Arcas

O problema da precariedade no serviço de coleta de lixo já vem sendo denunciado há mais de um ano, contudo, após as fortes chuvas que afetaram o município nos últimos dias, o problema se agravou.

São Sebastião
São Sebastião

Locais como a Rua Santa Clara na Estrada das Arcas, Rua Professor Narciso no Carangola, comunidade de Santa Luzia e o bairro São Sebastião foram apenas algumas das localidades das quais recebemos registros de lixo e entulho acumulados. Em nota, a Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) informou que, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade, as equipes foram deslocadas para as situações mais graves. Com o fim das chuvas e a contratação da Frente Emergencial de Trabalho, a situação está sendo normalizada e, nos próximos dias, uma equipe irá visitar os locais.

Santa Lucia
Santa Luzia

Em relação ao entulho, a Comdep esclarece que a destinação final do entulho é de responsabilidade do construtor e/ou proprietário da obra. De acordo com o Código de Posturas que “os entulhos de obras, construções e reformas são de responsabilidade da fonte geradora, cabendo à mesma o acondicionamento, o transporte e a sua destinação final, sem que comprometa a limpeza pública e o meio ambiente”. A Companhia informa ainda que o descarte é proibido, e o autor pode ser penalizado com multas que variam de R$ 200 a R$ 800. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (24) 2292-9500 ou (24) 9-8881-0099 (WhatsApp).

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava
Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava

Situação semelhante foi registrada no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. “Sábado por volta de meio dia fui ao Parque de Exposição de Itaipava, como costumo ir de vez em quando para fazer caminhada, e fiquei impressionada com a falta de cuidado do mesmo. Eu nunca vi o parque tão mal cuidado. O mato tomou conta, lixo espalhado por toda parte, água parada o que pode trazer foco da dengue, além do mal cheiro. Fiquei triste de ver, pois um lugar tão bonito, deveria ser um lugar de laser com a família. E não um lugar largado como está”, relatou uma leitora.

Em nota, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis informou que a chuva que caiu na cidade nos últimos dez dias, com volume maior nos distritos, provocou problemas também no Parque Municipal. A Fundação esclarece que segue trabalhando, de forma intersetorial, junto a outras secretarias municipal, no sentido de restabelecer a normalidade também no local o mais rapidamente possível.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).