Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Projeto de lei para criação da Semana de Memória da Verdade e da Justiça será encaminhado à Câmara

Nesta segunda-feira (1º), durante encontro com a Comissão Municipal da Verdade, o governo municipal se comprometeu a estruturar a equipe, inclusive com cessão de espaço e equipamentos, para que o trabalho, de interesse público, possa ser desenvolvido. Além disso, a prefeitura irá encaminhar para a Câmara Municipal projeto de lei criando a Semana de Memória da Verdade e da Justiça, com uma série de eventos para lembrar os anos de chumbo.

Presidente da Comissão eleito por aclamação, o professor Eduardo Stotz ressaltou que o objetivo não é um julgamento. “A própria Lei da Anistia já é bem clara, e pacificou a questão. O que queremos é apurar os crimes contra os direitos humanos que foram realizados. Faremos a pesquisa histórica e estamos contando com o apoio da prefeitura para reparar esta injustiça”, disse Stotz, lembrando que a Comissão é fruto de mobilização popular, respaldada pelo poder público.

O grupo, criado por decreto em dezembro de 2015, foi instituído para apurar casos de violação dos direitos humanos durante a ditadura militar em Petrópolis.

O procurador-geral do município, Marcus São Thiago, considerou o encontro positivo. “Este é mais um passo que estamos dando para resgatar a memória deste período lamentável da história do país, para que as atuais e futuras gerações jamais repitam os abusos contra os direitos humanos perpetrados pelos agentes da ditadura contra o povo brasileiro”, declarou.

Prefeitura atua junto ao Governo Federal para desapropriação da Casa da Morte – Demanda dos integrantes da Comissão Municipal da Verdade, a desapropriação da Casa da Morte, para a criação do Memorial da Verdade, depende do governo federal, de acordo com o procurador-geral do município. “Entendemos que os crimes foram praticados pelo aparelho estatal, e, por isso, o Governo Federal deveria desapropriar o espaço. Estamos trabalhando para viabilizar esta desapropriação”, declarou.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).