Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cinema

Festival Ópera na Tela exibe “A noiva de Czar”

Nesta quarta-feira (3), o Festival Ópera na Tela exibe “A Noiva do Czar” de Rimsky-Korsakov, no Cinemaxx Mercado Estação, às 20h. O russo Nikolai Rimsky-Korsakov escreveu 16 óperas, mas “A Noiva do Czar”, que estreou em Moscou, em 1899, é uma das mais maduras e, mesmo assim, teve poucas récitas fora de seu país de origem.

O libreto, de Ilia Tyumenev, é baseado na peça homônima de Lev Mey. Gryaznoy, um nobre da corte do czar Ivan (O Terrível), é obcecado pela bela Marfa, filha do comerciante Vasily Sobakin. A moça, no entanto, já prometida a Ivan Likov, um jovem nobre. Para possuí-la, Gryaznoy pede uma poção mágica ao sinistro Bomelius, o médico do czar, para que a jovem se enamore dele. Lyubasha, a amante desprezada de Gryaznoy, tudo escuta.

No ínterim, o czar procura uma esposa e escolhe Marfa, que recebe a notícia durante a festa de noivado com Likov. Já casada, no palácio, Marfa é acometida por violenta doença. Ao saber que Likov foi morto por Gryaznoy, ela enlouquece. Gryaznoy confessa que colocou a poção na bebida de Marfa e, ao saber que era, na verdade, venenosa, pede para ser executado. Lyubasha conta então que comprou uma poção venenosa e a substituiu pela de Gryaznoy que, em fúria, mata a ex-amante e é preso. Marfa, em sua loucura, o confunde com seu amado Lykov e o convida a visitá-la no dia seguinte. Em seguida, a bela morre.

A Ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada por instrumentos musicais. Sendo parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, surgiu no começo do século XVII na Itália. Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia.

Desde o início do Festival já foram exibidas as óperas “Carmen” de Bizet, “Aída” de Verdi, “Alceste” de Christoph Willibald Gluck, “O Barbeiro de Sevilha” de Gioachino Rossini, “Os Capuletos e os Montéquios” de Vicenzo Bellini, “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” de Mozart e “A Noiva do Czar” de Rimsky-Korsakov.  Ainda estão previstas: “Norma”, “Os Pescadores de Pérolas”, “O Rapto no Harém”, “Rigoletto” e “Tosca”. Todos os filmes são produções recentes e inéditas no Brasil.

Com o objetivo de popularizar e aproximar a ópera de todos os tipos de público, o preço do ingresso custa o valor da entrada comum do cinema 2D, R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), podendo ser adquirido na bilheteria do Cinemaxx e pelo site www.cinemaxx.com.br.

Lembrando que só têm direito a meia-entrada maiores de 60 anos, crianças menores de 12 anos, professores das Redes Pública e Privada mediante a apresentação do contra-cheque e portadores de Carteira de Estudante. Na próxima quarta-feira (10), é a vez de “Norma”, de Bellini.

Mais informações sobre “Festival Ópera na Tela” podem ser obtidas na bilheteria do Cinemaxx Mercado Estação, localizado na Rua Paulo Barbosa, número 296/ 1° piso-Centro, no telefone (24) 2249-9900 ou pelo site www.cinemaxx.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).