Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

Vereador sugere faixas de pedestre elevadas em alguns pontos das regiões de Itaipava e Corrêas

Nesta semana, o vereador Maurinho Branco, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara, apresentou indicações ao Poder Executivo, sugerindo a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres em alguns pontos das regiões de Itaipava e Corrêas. Existem trechos críticos ao longo da Estrada União e Indústria e da Estrada das Arcas onde o fluxo de pessoas atravessando a via pública tem crescido muito devido à extensão comercial e residencial das imediações, e o risco de atropelamentos tem se intensificado na mesma proporção.

Um dos trechos citados pelo parlamentar é em frente ao número 12.726 da Estrada União e Indústria, onde há um pequeno núcleo de bares, restaurantes, lojas de material de construção e até um supermercado.

“É um local onde há inclusive um ponto de ônibus, muito movimentado, e as pessoas atravessam indiscriminadamente, sem nenhuma garantia de segurança. Esse é um dos pontos de maior risco em Itaipava atualmente”, disse o vereador, que que protocolou a indicação na casa na última quarta-feira (3), encaminhando também ofício à CPTrans.

Segundo ele, a proposta foi discutida com os comerciantes locais, e também com os funcionários e clientes dos estabelecimentos que utilizam o transporte coletivo nessa região. “A implantação dessa faixa irá obrigar o motorista a reduzir a velocidade, facilitando a travessia dos pedestres e não irá congestionar o transito da região”, explicou.

Maurinho acredita que a faixa elevada de pedestres é uma solução para muitos problemas de travessia de pedestres que existem nas vias públicas de Petrópolis, desde que elas obedeçam as especificações previstas na Resolução 495, de 5 de junho de 2014, do Contran. Nela, estão previstas especificações de comprimento, largura e altura, possibilitando assim que os veículos trafeguem com velocidade de até 40km/h, caso não haja ninguém para atravessar na via.

Além do trecho acima citado, o vereador fez indicações recentes, para a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres na mesma Estrada União e Indústria, em Corrêas, na altura do número 3.170 (reta do Prado) e na Estrada das Arcas, próximo ao número 1.207, na entrada do Gentio, em Itaipava. No primeiro local, a CPTrans chegou a instalar um redutor de velocidade experimental, porém, do tipo produzido com pneus reciclados, mas os resultados no trânsito não foram os esperados, pois os veículos eram obrigados a parar o veículo, ao invés de apenas reduzir na ausência de pedestres.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).