Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Estado envia dois carros para combate ao aedes aegypti em Petrópolis

Nesta última quinta-feira (4), Petrópolis recebeu mais dois carros do Governo do Estado, para serem usados em ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zica vírus e chikungunya. A opção pela aquisição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios. Entre as atuações, estão o apoio às equipes de campo, transporte de amostras e investigação de casos.

Sem registro de casos de zica vírus e chikungunya, Petrópolis, porém, já verifica crescimento no número de pacientes da dengue. Em 2014 foram registrados 11 casos e, no ano passado, o número aumentou para 129 casos, com uma morte, aumento de 1.177%. Os veículos – 20 no total – foram entregues no Palácio Guanabara, encerrando a entrega dos 170 carros destinados ao reforço no trabalho de investigação das doenças causadas pelo mosquito em 91 municípios fluminenses.

Em Petrópolis o índice de infestação do mosquito é considerado baixo, apesar de aumento do número de casos. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2015, após visita de 4.935 domicílios, apontou  índice de infestação de 0,3%.

Além da dengue e chikungunya, a relação do zica vírus, transmitido pelo mosquito e que causa a microcefalia, aumentou a preocupação com a prevenção a proliferação do Aedes aegypti em todo o país.  Em Petrópolis, não foram registrados casos de zica vírus e o único bebê que nasceu em 2015 com microcefalia na cidade era de uma gestante que mora na capital. No Estado do Rio, no entanto, já foram registrados, em um ano, 166 casos de microcefalia.

dengue

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).