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Educação

Cefet organiza ação em defesa do PIBID no “Dia Nacional de Mobilização do PIBID”

Nesta terça-feira (23), o Curso de Licenciatura em Física do Campus Petrópolis se juntará à mobilização nacional em defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), organizando uma série de ações, das 14h às 19h, que visam informar o público sobre o teor do PIBID e sua importância para a educação nacional, bem como mobilizar a opinião pública a favor da manutenção do programa que sofrerá cortes de, pelo menos, 50% do número de bolsas, a partir de do dia 1º de março.

O PIBID é um programa voltado para a formação de professores. Através dele Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica juntam esforços para contribuir com o processo de formação de futuros professores, promovendo a valorização da carreira docente e construindo um processo formativo em que os futuros professores, desde muito cedo, entram em contato com a escola pública de educação básica, interagindo com professores experientes das escolas públicas e com os professores formadores das IES.

Experimento de baixo custo realizado na parceria do PIBID com o Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra.
Experimento de baixo custo realizado na parceria do PIBID com o Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra.

No Campus Petrópolis, os professores Raul dos Santos Neto, Marcos Corrêa e Glauco dos Santos, coordenam o PIBID da Licenciatura em Física, área cuja carência de professores é enorme em todo o país.

“O êxito do PIBID como programa de formação de professores se tornou tão grande que provocou mudanças na legislação educacional, a ponto de responsabilizar o governo pela manutenção do programa, o qual figura no Plano Nacional de Educação (PNE- 2014/2024) e, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)”, comenta Marcos.

O professor Raul ressalta que as ações do PIBID fizeram com que alunos que ingressaram no Curso de Licenciatura sem a convicção de quererem se formar professores, passassem a gostar da profissão docente, ao verem, na prática, a importância do trabalho do professor.

“Nós já tivemos vários casos de alunos que entraram no curso sem a menor vontade de ser professor, mas que, ao vivenciarem ações na escola pública, por meio do PIBID, mudaram de opinião e, agora, desejam ser professores e veem a formação através do PIBID como um meio de valorizar o trabalho docente, servindo de exemplo para mudanças nos modelos de formação praticados nas universidades”, completa.

A parceria entre o Cefet Petrópolis e as escolas públicas parceiras do PIBID viabiliza, entre outras ações, a inserção de atividades experimentais no ensino de física, como o uso de experimentos de baixo custo, os quais podem ser feitos na própria sala de aula e construídos pelo professor e/ou seus alunos.

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