Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Festival Ópera na Tela exibe “Rigoletto” nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (2), o Festival Ópera na Tela exibe “Rigoletto” de Giuseppe Verdi, no Cinemaxx Mercado Estação, às 20h. A ópera foi baseada na peça de Victor Hugo, Le Roi S’Amuse, censurada após a primeira récita.

Proibida na França, ameaçada de censura pelos austríacos que, na época, controlavam os teatros do norte da Itália, a ópera retrata um duque, não mais um rei, e sua corte. Todos são devassos e covardes em dois sentidos; na humilhação e no uso dos mais humildes e na subserviência aos mais poderosos. Os homens comuns que, como Rigoletto, pensam que por estarem próximos da nobreza, lhes é permitido algum tipo de intimidade, são destruídos. O convívio com os poderosos, com seu escárnio e desprezo pelo outro, seu ofício de agradar, de transformar em riso todo erro, todo medo, toda humanidade, não é conciliável com uma vida de amor à filha Gilda, mantida pura e distante. Um mundo invadirá o outro e toda a proteção se transformará em ameaça, toda a felicidade em tragédia – e não será, como ele acredita, por meio de uma maldição. Ele será vítima, mas também artífice.

A corcunda quase desapareceu nas produções atuais, mas as contradições extremas, dilacerantes do bobo da corte, ainda fazem de Rigoletto uma das dez óperas mais apresentadas em todos os palcos do mundo.

A Ópera é um gênero de música teatral em que uma ação cênica é harmonicamente cantada e acompanhada por instrumentos musicais. Sendo parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, surgiu no começo do século XVII na Itália. Suas origens remontam as tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia.

Desde o início do Festival já foram exibidas as óperas “Carmen” de Bizet, “Aída” de Verdi, “Alceste” de Christoph Willibald Gluck, “O Barbeiro de Sevilha” de Gioachino Rossini, “Os Capuletos e os Montéquios” de Vicenzo Bellini, “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” de Mozart e “A Noiva do Czar” de Rimsky-Korsakov.  Ainda estão previstas: “Norma” e “Os Pescadores de Pérolas”. Todos os filmes são produções recentes e inéditas no Brasil.

Com o objetivo de popularizar e aproximar a ópera de todos os tipos de público, o preço do ingresso custa o valor da entrada comum do cinema 2D, R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), podendo ser adquirido na bilheteria do Cinemaxx e pelo site www.cinemaxx.com.br.

Lembrando que só têm direito a meia-entrada maiores de 60 anos, crianças menores de 12 anos, professores das Redes Pública e Privada mediante a apresentação do contra-cheque e portadores de Carteira de Estudante. Na próxima quarta-feira (9), é a vez de “Tosca”, de Giacomo Puccini.

Mais informações sobre “Festival Ópera na Tela” podem ser obtidas na bilheteria do Cinemaxx Mercado Estação, localizado na Rua Paulo Barbosa, número 296/ 1° piso-Centro, no telefone (24) 2249-9900 ou pelo site www.cinemaxx.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).