Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Colunas

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Siena

Se você visitar a região da Toscana, além da capital (veja a coluna sobre Florença aqui), não deixe de conhecer Siena. A pequena cidade preserva suas características medievais e foi construída ao redor da Piazza del Campo, onde acontece o famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos em homenagem à Nossa Senhora, que acontece desde o século XVII.

Na Praça está o Palazzo Pubblico, atualmente sede da prefeitura, e à esquerda, a Torre del Mangia, uma das mais altas da Itália Medieval cujo nome se deve a primeira pessoa responsável por tocar os sinos, Giovanni di Duccio, apelidado Mangiaguadagni, que em 1347 foi encarregado de marcar as horas.

Em frente, há a Fonte Gaia, que de acordo com a lenda, assim se chama por causa da celebração dos habitantes de Siena ao observarem, pela primeira vez, a água saindo do monumento.Em italiano, “gaio” quer dizer contente, alegre. Na verdade, a água que alimenta o monumento vem de uma fonte que fica a 25 quilômetros da praça, por meio de canais subterrâneos construídos na Idade Média.

Como toda cidade italiana, Siena também conta com uma igreja fabulosa, a Catedral de Santa Maria Assunta, toda revertida de mármore branco de Carrara e verde de Prato, que reúne obras de escultores famosos como Michelangelo e Donatello, além do púlpito de Pisano, 171 bustos de papas desde o primeiro, São Pedro, até Lucio III (1159-1181); outra série de bustos que retratam 36 imperadores não identificados e seis estátuas douradas sobre a cúpula que representam os seis santos protetores de Siena: Ansano, Savino, Crescenzio, Vittore, Caterina da Siena e Bernardino.

A cidade é pequena, mas é muito charmosa. É delicioso andar pelas ruas estreitas que ficam próximas à praça, vendo as lojinhas, cafés e, claro, respirando história a cada passo. Vale a pena incluí-la em seu roteiro!

Confira algumas fotos de Siena:

(aumente ou diminua o zoom das fotos)

[unitegallery siena]

 

 

 

 

Mais em:

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Londres

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Florença e Pisa

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).