Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Mangueira agita o Castelo de Itaipava na próxima semana

No dia 19 de março, a Estação Primeira de Mangueira sobe a serra para o Baile da Ressaca que acontece no Castelo de Itaipava e ainda contará com a roda de samba do grupo Chutando o Balde, a partir das 23h.

No sábado, a partir das 21h, a bilheteria estará aberta e às 23h, o grupo Chutando o Balde inicia os trabalhos. À 1h sobe ao palco a Estação Primeira da Mangueira, trazendo toda a animação da escola campeã, com o samba enredo: “Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá”. A balada está programada para terminar às 4h.

Sobre a Estação Primeira da Mangueira 

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e uma das mais populares do Brasil. Foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo à região do Maracanã, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, no bairro do mesmo nome.

A Mangueira foi a primeira escola que criou a ala de compositores, incluindo mulheres. Mantém, desde a sua fundação, uma única marcação, com o surdo de primeira, na sua bateria. Marcelino Claudino, o Maçu, introduziu as figuras do mestre-sala e da porta-bandeira no Carnaval. No símbolo da escola, o surdo representa o samba; os louros, as vitórias; a coroa, o bairro imperial de São Cristóvão; e as estrelas, os títulos.

Foi campeã 18 vezes do Grupo Especial do Carnaval.

Ganhou, ainda, um Super Campeonato, exclusivo, no ano de 1984, na inauguração do Sambódromo. A Verde e Rosa fora a campeã da segunda-feira de carnaval, e a Portela do domingo. Três escolas foram para o sábado das campeãs disputar o Super Campeonato, e a Mangueira foi aclamada a Super Campeã com um desfile memorável em que a escola, ao chegar à Praça da Apoteose, retornou pela avenida, carregando uma multidão de foliões.

Uma das figuras mais emblemáticas da Mangueira é o sambista Jamelão, que foi o intérprete oficial da escola de 1949 até 2006, e que tornou-se uma verdadeira autarquia do samba carioca, com seu jeito mal-humorado e sua voz potente – o maior intérprete de samba enredo de todos os tempos.

Chutando o Balde

O repertório do grupo abrange sambas de raiz e da atualidade com influência de compositores baianos e cariocas, marchinhas, chorinho e frevo. Formado por Pedro Ribeiro (violão e voz), João Felippe Ramos (cavaquinho), Leandro Mattos e Anderson Sabão (percussão), os quatro integrantes são especializados em música brasileira. Suas inspirações passam por Gilberto Gil, Novos Baianos, Cartola, João Nogueira, entre outros.

Serviço

Local: Castelo de Itaipava – BR 040 – km 56 – Itaipava

Data: 19 de março (sábado)

Horário: 23h

Classificação: 18 anos. Menores somente acompanhados do responsável legal.

Não é permitido o uso de spray de espuma no local. Uso de fantasia não é obrigatório.

Estacionamento: R$ 20,00 – capacidade para 600 carros

Ingressos:

Castelo de Itaipava – tels: 24 2221 2080 / 9 8823 8622

Pela internet: www.sympla.com.br / www.castelodeitaipava.com.br

Restaurante Tia Mena – Rua Alencar Lima, 8 – Centro

Tel.: 24 2231 4794

Pacotes promocionais de carnaval com hospedagem em: [email protected]

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).