Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Projetos Sociais

Projeto voltado para população em situação de rua amplia atividades a partir de segunda

O Projeto Pão e Beleza – Espaços de Cidadania, uma iniciativa que beneficia população em situação de rua há mais de uma década em Petrópolis, prevê expansão de atividades. A nova proposta terá início em um evento de lançamento que acontece na próxima segunda-feira (21). Idealizado e gerido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH),  o projeto expandirá o atendimento à população adulta em situação de rua na cidade, com o auxílio financeiro do SESI – Conselho Nacional.

A inauguração do novo projeto de trabalho acontecerá às 17h30, na própria sede do CDDH, na Rua Monsenhor Bacelar – 400. O evento é aberto para o público em geral e contará com um jantar para a população em situação de rua e uma palestra com o presidente da organização, o teólogo e escritor, Leonardo Boff, e Hilda Correa, Assistente Social que integra a Coordenação do Fórum Estadual de População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro.

“Esta ampliação do projeto foi pensada à partir da demanda da população em situação de rua que mantém vínculo com a instituição, embora durante um longo período o atendimento oferecido pelo CDDH tenha sido muito restrito. Percebemos que é necessário empoderar este público para que acessem, assim como qualquer outro cidadão, os equipamentos públicos  para o atendimento a suas necessidades. O projeto tem a intenção de reconstruir vínculos sociais e, se possível, familiares“, afirma Carla de Carvalho, Membro da Coordenação Executiva do CDDH-Petrópolis.

O Pão & Beleza foi criado em 2004, ano em que o CDDH iniciou as atividades voltadas para o enfrentamento à fome e à vulnerabilidade social. Idealizado com objetivo principal de promover acesso a serviços socioassistenciais, socioeducativos e de segurança alimentar o projeto prevê, além do encaminhamento desta população aos diversos equipamentos públicos, responsáveis pela garantia dos mais variados direitos, refeições duas vezes ao dias (café da manhã e almoço), a inscrição de interessados em cursos e/ou  oficinas de formação sociopedagógica, de alfabetização e profissionalizantes, bem como o benefício de serviços como cortes de cabelo e barba; doação de roupas e participação em atividades culturais de diversos tipos.

Confira a programação:

17h30 – Jantar com a População em Situação de Rua

18h30 – Palestra: “O Lugar do Pobre” com Leonardo Boff

19h – ” A população em situação de rua no estado do Rio de Janeiro – Legislação para População em Situação de Rua”- por Hilda Correa, Assistente Social que integra a Coordenação do Forum Estadual de População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro

19h30 – ” O que é viver na Rua?” – fala da População em Situação de Rua

Apresentação de Performances de rua.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).