Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer atenta para o aumento dos índices da doença

Para ressaltar a importância da luta contra o câncer, o dia 8 de abril foi a data escolhida para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O objetivo é chamar a atenção da sociedade em geral para o aumento dos índices da doença que vem crescendo nas últimas décadas. O câncer é um conjunto de mais de uma centena de doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo se espalhar para outras regiões do corpo.

Quando se dividem rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Por outro lado, um tumor considerado benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. A prevenção pode ser feita através de exames periódicos de mama, ginecológicos, exame do PSA e toque retal, Raio X de tórax e ultrassonografia de abdômen anualmente.

Comemorar essas datas em nível mundial é uma forma de quebrar tabus e oferecer um melhor entendimento para a população e assim, reduzir o número de mortes causadas pela doença. “A data é muito importante para se falar sobre o câncer e esclarecer sobre a doença, retirando estigmas e falsas ideias. O dia será lembrado no mundo todo, então o alcance será realmente global”, afirma Carla Ismael, médica oncologista integrante do corpo clínico do CTO, Centro de Terapia Oncológica e Presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia.

A especialista ressalta que as pessoas estão se tornando mais conscientes com relação ao tema. “A cada ano realmente tem aumentado a conscientização a respeito do câncer de uma forma geral e também diminuído o preconceito”.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo, se ele tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é chamado de carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como ossos, músculos ou cartilagem, se chama sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, as chamadas metástases.

De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.

Hoje, com técnicas mais avançadas de tratamento e maior conscientização para a importância do diagnóstico precoce para o melhor resultado do tratamento e aumentar as possibilidades de cura, o paciente pode manter uma rotina de vida saudável. “O paciente vive melhor, com mais qualidade de vida, pelas medicações de suporte e pelos tratamentos específicos que evoluíram muito”, explica.

Para a médica, o apoio de familiares e amigos é essencial para um resultado positivo no tratamento. “O paciente precisa de um ambiente positivo, de conforto, e que sejam as pessoas próximas a ele a dar isso. O câncer é curável, o câncer não e igual à morte, não devemos ter medo do diagnóstico”, concluiu.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).