Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Projetos Sociais

Programa seleciona jovens de baixa renda para tratamento odontológico gratuito

No Dia Mundial Sorriso, que é comemorado em 28 de abril, o Programa Dentista do Bem realizará uma ação em 300 municípios do Brasil, incluindo Petrópolis, para identificar adolescentes de baixa renda que necessitem de tratamento odontológico. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Oral-B e a OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) Turma do Bem (TdB), proporcionando qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.

Em Petrópolis, a triagem acontecerá no dia 28 de abril, das 10h às 15h, no Salão Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara. As inscrições estão abertas para jovens entre 11 e 17 anos, que devem estar acompanhados de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública

O processo de triagem é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os mais pobres, com problemas bucais mais graves e também os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento e é encaminhado para um consultório mais próximo de sua residência.

O tratamento, que é totalmente completo e gratuito, é realizado por dentistas voluntários, que atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até que esses jovens completem 18 anos. Os procedimentos incluem, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

“Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirmam os coordenadores regionais voluntários da TdB, Ana Caroline Amaral e Gustavo Holderbaum.

Sobre a OSCIP Turma do Bem e o Programa Dentista do Bem

A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 13 anos, impactou quase 60 mil jovens e mais de 600 mulheres.

Principal projeto da TdB, o Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas em 1,5 mil municípios do Brasil, em 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru e Venezuela) e Portugal.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).